Frutos Tropicais é a nova coleção da Bordallo Pinheiro

0
287
Coleção inspira-se nas cores e texturas dos frutos

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro lançou a mais recente coleção, Frutos Tropicais, uma coleção com 24 novas peças, entre taças, pratos, saladeiras, travessas e caixas.
Nos Frutos Tropicais, peça e fruto confundiram-se, tornando todo o processo criativo muito orgânico e fluido. “Atingir as cores, texturas e formas de cada fruto exigiu um processo de experimentação assente em diversas técnicas manuais complexas”, refere a empresa.
As peças são meticulosamente pintadas à mão e podem ser combinadas num mix&match, realçando ainda mais as cores vivas de cada elemento, ou em mono-fruto.
A nova coleção Frutos Tropicais é um hino à exuberância e aos detalhes da natureza no seu estado mais puro. A Pitaia, o Kiwi, o Maracujá, a Papaia, a Anona, o Coco e o Abacate foram recriados com recurso a diversas técnicas manuais que lhes conferem cores, texturas e relevos tão reais que nos poderíamos julgar em plena floresta tropical.
Francisco Vieira Martins, designer coordenador da Bordallo Pinheiro, diz que foram adquiridos os frutos para replicar as suas características, como as sementes e as texturas, em várias fases do processo. “Para as texturas, por exemplo, foram reproduzidas a partir dos frutos depois de secos, usados para carimbar o barro. Neste processo usaram-se várias ferramentas tradicionais e diferentes técnicas ancestrais”, conta. Todo o processo foi “muito desafiante, exigente e moroso, culminando numa linha estética e tecnicamente muito rica, e de grande ecletismo, onde claramente se distinguem as operações manuais”, acrescenta. ■