A Farmácia Senhora da Ajuda possui cerca de 10 mil caixas de medicamentos em stock e, além de prestar os serviços normais das farmácias, a partir de Dezembro começará a fazer a colheita de análises clínicas e gestão terapêutica. O responsável pondera ainda implementar outros serviços “à medida que for conhecendo melhor a população e tendo em conta a própria sugestão das pessoas”.
Caso não tenham o medicamento necessário na hora, o farmacêutico compromete-se a tentar arranjá-lo em pouco tempo e, caso seja necessário, ir entregá-lo a casa do cliente. As entregas ao domicílio são um serviço que as farmácias começam a implementar e, no caso das Gaeiras, tornou-se mais necessário porque ainda não têm todos os produtos que a população procura.
Além disso, as populações limítrofes, de A-dos-Negros ou Usseira, por exemplo, “não têm farmácia e têm que aqui deslocar-se, pelo que se não tiver o medicamento na hora, vou depois entregá-lo”, explicou José Ezequiel.
O também farmacêutico anda com o processo da criação deste equipamento de saúde há quase seis anos, altura em que decorreu o concurso público para abertura da farmácia naquela vila a que concorreu, juntamente com outros 41 interessados, e preencheu todos os requisitos, ficando em primeiro lugar. Concorreu às Gaeiras por se tratar de uma localidade perto das Caldas e também por ter família nas proximidades.
“Abrir uma farmácia não é um processo fácil”, realça, dando conta da morosidade do sistema. Durante todo este tempo continuou a trabalhar como farmacêutico nas Caldas, onde também reside.
“Ao fim de 15 anos a fazer o que gosto, mas a trabalhar para outros, vou fazer o que gosto mas a trabalhar para mim”, salientou José Ezequiel, que ali fez um investimento total de 200 mil euros.
O responsável destacou ainda o papel do presidente da Junta, Eduardo Silva, que foi “incansável para que a população das Gaeiras viesse a ter hoje uma farmácia, foi um lutador. A mim agora cabe-me responder da melhor forma a esse ensejo e tentar prestar os melhores cuidados de saúde em colaboração com a extensão de saúde”, afirmou.
A trabalhar consigo estão mais duas pessoas. A farmácia vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00. Fica situada na Travessa à Rua Principal nº 9.