Grupo de Acção Costeira do Oeste apoia desenvolvimento sustentável das zonas de pesca

0
324

É lançada amanhã, dia 19 de Maio, a segunda edição de concursos do GAC Oeste – Grupo de Acção Costeira do Oeste. Há cerca de 954 mil euros disponíveis para apoio a projectos que visem o desenvolvimento sustentável das zonas de pesca, tal como definido no eixo 4 do Programa operacional de Pescas 2007-2013 (PROMAR).
Esta nova edição de concursos é apresentada às 11h00 nas instalações do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) no Porto de Abrigo da Nazaré. Uma iniciativa da ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche, que está aberta a toda a comunidade, sobretudo àqueles que de alguma forma estão ligados à pesca na área abrangida pelo GAC Oeste, num total de 17 freguesias costeiras dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.
A concurso podem ser apresentados projectos que visem a recuperação e modernização de pequenas infraestruturas e equipamentos de apoio à pesca artesanal, atividades marítimo-turísticas e de ecoturismo, a recuperação do património material e simbólico da pesca do Oeste e implementação de uma rede regional de equipamentos e serviços sociais de proximidade.

J.F.