Grupo SD celebrou 14º aniversário com revista

0
558
Aniversário do grupo foi assinalado com lançamento de revista

O grupo tem vindo a crescer com o online e o volume de negócios no último ano atingiu os 700 mil euros

A Sentidos Dinâmicos é uma empresa que se dedica à formação técnica para empresas e particulares e à consultoria especializada em temas relacionados com transportes, tacógrafos, segurança e saúde no trabalho, recursos humanos e psicologia.
No dia 10 de julho, segunda-feira, assinalaram-se os 14 anos de existência da empresa, fundada por Joaquim Sobreiro Duarte.
O mentor do Grupo SD recorda que este é um projeto que inicialmente não pensava que tomaria esta dimensão e que atravessou algumas fases complicadas. “Os primeiros dois anos foram de subida, com um boom”, mas depois a atividade desceu, antes de começar a subir.
O seu core é na área dos transportes e aí fazem a profissionalização dos motoristas, mas também dos próprios gestores de tráfego. “Entrámos a fazer um determinado serviço, mas existiam outras oportunidades, como a segurança no trabalho, os primeiros socorros, o desenvolvimento pessoal”, explica, acrescentando que, “na área de gestão de tempos de condução nos tacógrafos, somos dos melhores, temos um livro lançado no mercado que já vai na terceira edição”.
A empresa também trabalha com os grupos Lusiaves e Valouro, na formação específica para abate de animais. “Não percebíamos nada, mas fomos buscar pessoas que sabiam”, esclarece.
Trabalham com mais de 40 técnicos de diferentes áreas (como veterinários, por exemplo), em prestação de serviços.
“Os formadores gostam de trabalhar connosco, mantemos as pessoas motivadas, porque eu sei bem o quão difícil é uma pessoa ser formadora em prestação de serviços, porque anda sempre à espera que o serviço apareça e à espera que lhe paguem. Nós criámos uma dinâmica em que as pessoas fazem o serviço e recebem logo”, conta.
O grupo tem atualmente 12 funcionários e faturou no último ano um valor de aproximadamente 700 mil euros.
“Para este ano o objetivo é um bocadinho maior e já conseguimos 60% do objetivo quando estamos a seis meses do fim do ano”, referiu Joaquim Sobreiro Duarte.

A pandemia e o online
A pandemia trouxe desafios à atividade da empresa, que se viu durante três meses sem faturar nada. “Entrava zero”, frisa.
Mas como “uma caraterística comum a quem trabalha no grupo é procurar imediatamente soluções”, o próprio agarrou numa máquina e começou a fazer formação online. “Fiz, certamente, mal, mas fiz o melhor que sabia e a partir daí fomos melhorando”.
Os problemas causados pela pandemia foram aqui transformados numa vantagem e numa oportunidade.
“O online fez-nos crescer muito, faturamos 45% através de formação que damos online”, esclarece, salientando a possibilidade de ter clientes de todo o país e com custos muito mais reduzidos. “Fomos faturando mais, fazendo menos quilómetros. Eu fazia em média cinco a seis mil quilómetros por mês e este ano devo fazer 10 mil, o que tem um impacto enorme”.
Os ganhos permitiram melhorar e ampliar as instalações da empresa. “Mas podemos crescer, ganhar sustentabilidade”, refere o fundador do grupo.

Em 14 anos de existência a empresa já deu formação a um total de mais de 200 mil pessoas nas diferentes áreas em que presta serviço.
“Temos um privilégio, que é trabalhar com algumas das maiores empresas do país na área dos Transportes, como a Mota-Engil, Grupo Barraqueiro, Luís Simões, entre outras”, conta.

Emissão e revista no aniversário
O 14º aniversário da empresa foi assinalado esta semana, na segunda-feira, 10 de julho, nas instalações do grupo SD, na Encosta do Sol, com uma emissão ao longo de todo o dia na rádio Pensar Fora da Caixa, que pertence ao grupo, e também com uma nova edição da revista Fora da Caixa dedicada à Comunicação Positiva.
O presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, presente no evento, salientou a forma de estar sem barreiras entre quem presta um serviço e quem o contrata, mas também a positividade que se sente nesta empresa. “Revejo-me nessa forma”, disse. ■