Há 41 PME Excelência na região Oeste Norte

0
941
- publicidade -

A lista de empresas PME Líder e PME Excelência relativa aos exercícios fiscais de 2018 contém 153 empresas dos seis concelhos do Oeste Norte. Destas, 41 conseguem o estatuto mais elevado.
Alcobaça é dos seis concelhos do sul do distrito de Leiria com mais empresas que cumpriram os requisitos para aceder a estes estatutos. No total, foram distinguidas 63 empresas, das quais 13 como PME Excelência. No entanto, este número é inferior ao do ano passado, quando o concelho teve 18 empresas PME Excelência.
Caldas da Rainha surge como o segundo concelho com mais empresas nomeadas. Das 39 empresas com estatuto de PME Líder, 11 conseguiram a distinção máxima, mais duas que no ano passado.
Entre as empresas que entraram na lista em relação ao ano passado, contam-se como novidades a Casa Queridos – Produtos para a Agricultura, Lda., a Casa Shao, Lda, a Habit’armos – Construção Imobiliário, Lda., a Manusystems, Manutenção de Sistemas, Unipessoal Lda. e a Nicul – Nova Indústria de Cutelarias, Lda.
No concelho de Óbidos há mais duas PME Exlência do que no ano passado, seis de um total de 13 PME Líder. De destacar a entrada nas PME Excelência de duas empresas de produção e comércio de licores de ginja, a Licóbidos – Fabrico Artesanal de Licores, Lda.
e a Frutobidos – Licores e Transformação de Frutas, Unipessoal Lda.
Além dos concelhos das Caldas e Óbidos, apenas um concelho da região viu aumentar o seu número de PME Excelência, a Nazaré, que é o único dos seis em que mais de metade das PME Líder acumula com o estatuto de PME Exelência.
Há ainda a destacar entre as empresas do Oeste Norte que 21 das 153 presentes na lista do IAPMEI operam no sector do turismo.
Os PME Lider e PME Excelência são estatutos de qualificação empresarial criados pelo IAPMEI em parceria com o Turismo de Portugal e várias instituições bancárias. Para atingir o PME Líder as empresas têm que cumprir alguns critérios relacionados com as contas, referentes ao ano fiscal anterior, que entre outros factores incluem volume de negócios superior a 1 milhão de euros (500 mil euros no sector do turismo), autonomia financeira igual ou superior a 30% e lucros antes de impostos sobre o activo e o volume de negócios de 2%. Para atingir o PME Excelência é ainda necessário atingir autonomia financeira de 37,50% e lucro antes de impostos sobre o activo de 10% e sobre o volume de negócios de 7,5%.

- publicidade -