Inovadoras COTEC do Oeste investem 13,5 milhões em inovação

0
134

36 empresas do Oeste garantiram o estatuto atribuído pela COTEC Portugal em 2024

Trinta e seis empresas da região Oeste garantiram este ano o estatuto de Inovadora COTEC, que distingue as empresas que se destacam pelo seu desempenho em inovação, além de revelarem solidez económica e financeira. Este é o maior número de firmas da região a receber este estatuto criado em 2021 e no exercício avaliado, de 2022, o investimento deste grupo em inovação atingiu os 13,5 milhões de euros.
Nestas quatro edições do Inovadora COTEC, o Oeste começou com seis empresas a receberem este selo, número que se manteve na segunda edição. No ano passado, o número subiu para 25 empresas e este ano sobe então para as 36.
As Inovadoras COTEC do Oeste (ver lista nas páginas seguintes) distribuem-se por nove concelhos da região. Alcobaça (10), Torres Vedras (9) e Alenquer (5) são os municípios mais representados, abrangendo dois terços do total das Inovadoras COTEC do Oeste. Os concelhos sem empresas com este estatuto são Bombarral, Cadaval e Sobral de Monte Agraço.
Quanto aos setores em que estas empresas se inserem, a esmagadora maioria atua na indústria, dois terços do total. Segue-se o setor dos serviços, com nove empresas, o comércio com duas e a construção com uma empresa.
Passando aos números, as Inovadoras COTEC do Oeste atingiram em conjunto um volume de negócios de 374,7 milhões de euros no exercício de 2022, com uma faturação média de 10,4 milhões por empresa.
O investimento em investigação e desenvolvimento, o grande distintivo deste estatuto, cotou-se nos 13,5 milhões de euros, o que significa que estas empresas investiram, em média, em inovação 3,6% do seu volume de negócios.
Este investimento realizado em investigação pelas empresas da região resultou num total de 71 registos de propriedade industrial já em 2023, um número médio por empresa de dois registos, ou perto de três por empresa da área industrial.
Outro dado interessante é que estas 36 empresas garantiam em 2022 emprego a 2878 pessoas, uma média de 80 trabalhadores por empresa e os gastos com pessoal atingiram, nesse mesmo ano, 76,4 milhões de euros. O custo médio por trabalhador nas Inovadora COTEC do Oeste ascende a perto de 1900 euros mensais.
As Inovadora COTEC do Oeste têm vocação exportadora. O volume de exportações atinge os 168,5 milhões de euros, equivalente a 45% do volume de negócios conjunto.
São ainda empresas que criam valor. O Valor Acrescentado Bruto (VAB), ou seja, a riqueza gerada na produção, descontando o valor dos bens e serviços consumidos para obtê-la, deste grupo ascendeu em 2022 a 123,2 milhões de euros, um terço do volume de negócios. E o EBITDA (resultados antes de amortizações, depreciações e impostos) foi de 58 milhões de euros. ■