IPL abre curso em engenharia de veículos eléctricos e híbridos

0
859

O Instituto Politécnico de Leiria abre no próximo ano lectivo um novo curso técnico superior profissional (TeSP) em veículos eléctricos e híbridos, com o qual pretende colmatar a necessidade de técnicos qualificados nestas áreas, que estão em franco crescimento.
Este novo curso vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, e reforça a oferta formativa do IPL nas áreas da Engenharia e Tecnologia Automóvel. É direcionado para a manutenção, diagnóstico, preparação, reparação e comércio destes automóveis, que têm características diferentes dos automóveis que utilizam em exclusivo motores de combustão.

Paulo de Carvalho, docente de Engenharia Mecânica da ESTG, refere que o curso conta com o apoio de empresas da região, “que sentem a necessidade de recrutar técnicos com formação específica em eletrónica e mobilidade elétrica”.
O curso, que disponibiliza 20 vagas, aborda as temáticas de electricidade e electrónica automóvel, tecnologias de baterias, sistemas de carga e de balanceamento de baterias, máquinas eléctricas de tracção, sistemas electrónicos de controlo e de segurança activa, assistência ao condutor e segurança na manutenção e manuseamento dos sistemas elétricos. O curso versa ainda a formação em motores de combustão interna, sistemas de ignição e injeção de combustível, e dos sistemas mecânicos do chassis e de segurança.