
O Raízes – café, restaurante e cocktail bar, que se localiza no Parque D. Carlos I (antigo Pópulus), abriu no passado dia 11 de Maio. O proprietário, o caldense Manuel Dias, pretende “pegar nas nossas raízes, tanto em termos de gastronomia como de bebidas, e recriá-las”.
É a primeira aposta empresarial deste chef com 12 anos de carreira, que também integrou a equipa inicial do Maratona e abriu o Meia Tigela. Mas trata-se de um negócio familiar, com o pai, Carlos, na gestão e o irmão, José, a gerir o bar. “Somos de áreas diferentes que se complementam”, explicou Manuel Dias.
O nome surge porque, além de quererem recriar as raízes gastronómicas, são caldenses e, portanto, aqui têm as suas raízes, um termo que também se associa ao Parque e à Natureza.
Os novos concessionários deste espaço (que agora é tutelado pela autarquia) querem proporcionar uma viagem “no espaço e no tempo em que as pessoas correm pelos sentidos, tudo isto com produtos locais, frescos, da Praça, da terra e do mar. Tudo isto a olhar o verde do jardim”.
Na óptica de Manuel Dias, o Raízes marca a diferença “no serviço, na combinação entre os cocktails e a comida e na apresentação e confecção da mesma”.
A abertura do estabelecimento, que tem 60 lugares interiores e 180 nas esplanadas, permitiu criar 14 novos postos de trabalho, contando com os próprios. O empresário não quis revelar o valor do investimento.
Ao almoço o restaurante funciona com pratos do dia a oito euros (o prato) e à carta. Ao jantar apenas à carta. O café trabalha com refeições ligeiras e rápidas, como saladas e tostas.
E, tendo em conta que são 180 lugares exteriores, pretendem quebrar a sazonalidade associada à esplanada. Nesse sentido irão “tornar o espaço mais confortável, com pára-ventos, chapéus, aquecedores e mantas”.
Irão também criar uma zona de barbecue na rua e terão música ao vivo, entre outras actividades. “Queremos trazer uma nova vida ao parque”, disse Manuel Dias.
O Raízes localiza-se na Rua de Camões – Parque D. Carlos I e está aberto de quinta-feira a sábado entre as 10h00 e as 2h00. Às terças e quartas-feira e aos domingos encerra à meia-noite, sendo a segunda-feira o dia de descanso.