As proprietárias da empresa “Jardim Vilakula – Actividades de Apoio à Infância e Educação Pré-Escolar, Lda”, Sónia Ferreira e Susana Fonseca, partilhavam a gestão de ambos os espaços.
Como Susana Fonseca está ausente por motivos pessoais, a sua sócia na empresa assumiu a gerência do jardim-de-infância e quer imprimir uma nova dinâmica.
“Como a escola pública não consegue dar resposta aos horários de muitos pais, queremos apostar nessa vertente”, explicou Sónia Ferreira. As crianças podem frequentar o Vilakula a partir das 8h00 ou depois do horário normal, estando o jardim-de-infância a funcionar até às 19h30 (com uma tolerância de meia-hora até às 20h00).
Outra modalidade que a empresa está a implementar é a de “baby-sitting”. Os pais que se inscrevam anualmente para este serviço podem em qualquer altura deixar os seus filhos pelo período de tempo que lhes for mais conveniente sem necessitarem de frequentar o espaço assiduamente. “Quando os pais precisarem podem deixar os seus filhos durante uma hora ou duas”, referiu a responsável.
Um dos serviços mais requisitados do Vilakula é o das férias escolares porque quando as escolas estão encerradas muitos pais não têm onde deixar os seus filhos durante o dia.
A equipa é composta por Sónia Ferreira, técnica superior de Educação e licenciada em Psicopedagogia, um monitor de actividades e um técnico de acção educativa. A empresa quer também contratar uma educadora de infância para reforçar a equipa.
Com capacidade para 40 crianças dos três aos seis anos de idade, têm actualmente nove utentes e por isso querem diversificar a oferta.
Do currículo, para além do habitual nos jardins-de-infância, fazem parte ainda a Ginástica, Música e Inglês. Como actividade extra-curricular têm a Natação, nas piscinas dos bombeiros das Caldas.
A sala de estudo tem 30 utentes, havendo apenas vagas para o ensino regular, porque para o ensino das necessidades especiais a capacidade está esgotada. Durante as férias escolares o número de utentes aumenta quase para o dobro. Principalmente nas férias de verão, altura em que promovem programas específicos que incluem idas à praia e outras actividades recreativas, mas produtivas.