José Elói abre a Taberna Marginal em S. Martinho

0
2918
Gazeta das Caldas
O novo restaurante tem uma decoração elegante, estilizada e moderna
- publicidade -

Abriu no início de Julho a Taberna Marginal, na avenida Marginal de São Martinho do Porto. Trata-se de uma aposta de José Elói, proprietário do Maratona, que criou um novo conceito de restauração virado para a baía em forma de concha.
Segundo o empresário, a ideia é que esta seja “uma taberna contemporânea, um conceito urbano que explore o universo alternativo e que seja formal mas descontraído”. No fundo, uma continuidade da linha que já existe nas Caldas, no Maratona, num trabalho atrevido mas sério.
O espaço tem um ar luxuoso, mas ao mesmo tempo simples. Os candeeiros minimalistas chamam à atenção, bem como os pretos e dourados, combinados com azulejos vidrados em azul forte. Outra coisa que chama à atenção é um grande balcão corrido, em pedra branca.
O nome remete, obviamente, para o local onde foi criada esta taberna, mas explora o lado da marginalidade. A carta tem sabores frescos e exóticos e dá preferência ao peixe, que ocupa dois terços das referências existentes.
A taberna não vai ter pratos do dia, funcionando apenas com pequenas porções para partilhar. Ou seja, em vez de experimentar três pratos, como acontece tradicionalmente, provam-se seis, sete ou oito porções.
Durante a tarde há petiscos, como sandes em bolo de caco, queijos, enchidos, croquetes, salada de polvo, escabeche e nachos com guacamole.
O espaço vai ter, além da carta de vinhos tradicional, uma linha de marca própria, desenvolvida em Alcobaça e exclusiva para esta taberna e para o Maratona, que inclui vinho biológico e cervejas artesanais.
A ideia de abrir este estabelecimento nasceu há três anos, quando José Elói desenvolveu um conceito pop-up (negócio temporário) na Foz do Arelho (no espaço da antiga discoteca Dreamers).
Escolheu São Martinho do Porto porque “é muito mais interessante” e porque, apesar de não ser a praia do concelho das Caldas, “tem um factor de proximidade com as Caldas que permite atrair clientes da nossa marca de confiança, Maratona”.
Além disso, o empresário tem raízes naquela localidade onde viveu enquanto criança.
José Elói comprou o espaço, que era uma gelataria, e alterou-o totalmente.
Sobre a criação de uma nova marca a partir do zero, o empresário admite que “era mais fácil replicar uma marca de sucesso, mas a nossa estratégia de crescimento hoje passa por criar novas marcas e conceitos”.
Ainda assim, não pretende “montar estruturas demasiado pesadas como o Maratona, que são muito exigentes”. Aqui estamos a falar de 34 lugares no interior, que trabalha o ano inteiro, e mais 24 na esplanada. Muito longe dos 150 lugares do Maratona, onde trabalham mais de 30 funcionários. Se somar mais uma dúzia de funcionários, que estarão na Taberna durante o Verão, o empresário dá emprego a cerca de meia centena de pessoas.
José Elói não quis revelar o montante investido, mas esclareceu que recorreu a financiamento bancário.
A Taberna Marginal localiza-se na avenida Marginal de São Martinho do Porto, nº26, loja 2, e está aberto todos os dias entre as 12h30 e a meia-noite (sendo que à segunda e terça-feira só abre depois de almoço).

- publicidade -