Lavandaria inteligente abre na Rua Raul Proença

0
520
Os caldenses Ana e Carlos Costa decidiram apostar num serviço que lhes fazia falta no dia-a-dia

Através de uma aplicação para o telemóvel, é possível saber se há máquinas disponíveis e fazer a gestão da lavandaria à distância

A 23 de setembro, abriu, na Rua Raul Proença, n.º 16, a Lavandaria self-service Raul Proença by Bloomest. Trata-se de uma “smart laundry” (lavandaria inteligente, em tradução livre) em que tudo está à distância de um clique.
O casal Ana e Carlos Costa está a estrear-se no ramo, tendo estado ligado ao da restauração, mas afirma que “não foi difícil começar” com o apoio da Bloomest, uma marca de lavandarias self-service pertencente ao Grupo Miele.
“Havia um hiato de uma lavandaria destas no centro da cidade. Nós tínhamos necessidade de secar a nossa roupa e não tínhamos nenhuma lavandaria, num horário alargado, aqui perto da nossa residência, por isso decidimos investir, apostando numa marca líder”, afirma a caldense, que acrescentou ter-se tratado de um investimento avultado, preferindo não o especificar, e que arrendam o espaço.
Atualmente com 10 lojas em Portugal, a marca italiana providencia aplicações, para o gerente e para o consumidor, permitindo uma gestão inteligente da loja, nomeadamente, ativar as máquinas, no caso do cliente estar a ter dificuldades.
Como tal, não é necessário haver sempre uma pessoa de serviço, nem sequer para abrir e fechar o estabelecimento, pois o casal também comprou uma porta automática que pode ser trancada e destrancada através de uma aplicação, desenvolvida pela empresa caldense Casa Fernandez.
“O objetivo é que a loja seja autossuficiente”, continuou a gerente. Contudo, nestes primeiros tempos, o casal tem preferido permanecer no estabelecimento para ensinar os novos utilizadores e fidelizá-los. “As pessoas de mais idade acham demasiado tecnológico e têm alguma dificuldade inicialmente, mas à segunda ou à terceira vez já estão completamente entrosadas no sistema, e até já ajudam os outros clientes”, conta a caldense.
Existem três máquinas de lavar (large, medium, small) e três de secar. “Pretendemos, se tudo correr bem, ampliar, e já temos um espaço [na loja] programado para isso”.
Para utilizar as máquinas, pode-se pagar diretamente no painel existente na loja para o efeito, ou comprar um cartão recarregável por 10 euros, valor que é totalmente reembolsado, e que dá acesso a bónus automáticos em cada carregamento e a descontos.
Para o cliente, há ainda uma aplicação móvel que lhe permite saber, por exemplo, quais as máquinas disponíveis na loja e reservá-las.
A loja está aberta todos os dias, das 7h00 às 22h30, tem wifi gratuito e um recanto para as crianças. ■