Linguagem corporal e sucesso no trabalho

0
549
- publicidade -

Toda a nossa linguagem corporal não-verbal, incluindo a forma como nos movimentamos, os gestos e a postura, passa mensagens sobre nós aos outros. E mesmo que queiramos controlar essas mensagens com aquilo que dizemos verbalmente, não é provável que consigamos “enganar” o outro: qualquer pessoa se fia muito mais no que é transmitido não-verbalmente. Por isso, se estiver nervoso(a) e quiser tentar passar uma mensagem de que não está por via das palavras, é muito provável não ser bem sucedido.
Embora seja algo descrente de “receitas”, selecionei algumas dicas importantes sobre linguagem corporal e que podem ter um impacto positivo e significativo, sobretudo no contexto profissional. São simples, mas não subestime o seu poder. Aqui vão:
1. Para parecer decidido/a e incisivo/a, mantenha as palmas das mãos para baixo
Os gestos com as mãos para cima mostram que está disponível para negociar um determinado aspeto, enquanto as mãos para baixo mostram que você está indisponível para negociar. Além disso, as pessoas também põem as palmas das mãos para baixo quando estão convictas de algo. Portanto, colocar ambas as palmas das mãos para baixo ou em cima de uma mesa mostra uma postura de autoridade quando fala.
2. Se quiser ser levado/a sério, seja dos primeiros a falar
Durante uma reunião, é mais provável que a opinião seja negligenciada se optar por falar no fim da conversa. Se falar durante numa fase inicial da conversa, ainda que se trate de um assunto corriqueiro, está a criar uma imagem de alguém que está efetivamente presente e pronto para participar. É mais provável que, mais tarde, os seus comentários e sugestões sejam melhor recebidos.
3. Para se manter em controle, dê um passo atrás
O movimento para trás tem um grande poder sobre o controle cognitivo. Etá provado que quando as pessoas estão perante uma situação difícil, ajudá-las a dar um passo para trás (literalmente) aumenta a sua capacidade para lidarem com essa situação.
4. Alargue a sua postura e mantenha uma linguagem corporal aberta
A nossa voz vem de todo o corpo, não apenas da boca. Seremos comunicadores mais dinâmicos e eficazes se mantivermos os pés bem assentes no chão, com alguma distância entre si, e com o peso bem distribuído. Além disso, esta postura acalma o sistema nervoso, ajuda-nos a respirar mais facilmente e amplifica a voz.
5. Quando quiser que a sua equipa comece a colaborar, comece a andar.
Andar, marchar, cantar ou dançar são exemplos de atividades que têm o poder de criar sincronicidade entre as pessoas. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que as atividades de sincronicidade motivam os membros de um grupo a contribuir para o bem comum. As pessoas que participam em atividades de sincronicidade com os outros cooperam mais, mesmo em situações que exigem algum sacrifício pessoal.

 

- publicidade -