A Lourinhã vai receber, de 12 a 22 de novembro, a 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC, uma iniciativa da Câmara, em parceria com os produtores da Adega Cooperativa da Lourinhã e vários estabelecimentos de restauração, com o objetivo de promover aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes a nível mundial.
A Aguardente DOC Lourinhã é o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados em 17 restaurantes aderentes da região demarcada.
Para assinalar de forma original esta edição da quinzena gastronómica, o Município da Lourinhã desafiou a Wine on Ice, uma empresa de sorvetes cujo ingrediente principal são vinhos e gins portugueses, para criar um sorvete com a aguardente DOC Lourinhã. Este será apresentado na Adega Cooperativa da Lourinhã no dia de abertura, às 17h00.
Quando ao cardápio, para entradas podem ser apreciadas receitas clássicas como gambas flamejadas, manteiga de azeitona e mexilhão de cebolada. Existem também algumas opções mais arrojadas como camarão de Moçambique ou consommé de peixe.
Seguindo para os pratos principais, a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC conta com uma panóplia de receitas inovadoras, que vão desde codorniz flamejada, naco na telha, caldeirada, bife mignon adornado com molho do mar perfumado, passando pelo camarão ao vapor com flor de sal e maionese de alho.
Para um final adocicado desta edição serão também servidas sobremesas capazes de satisfazer os mais apurados paladares, entre as quais o bolo Sakre com recheio de damasco, o pudim de coco, tarte tatin de maçã Reineta com gelado, brownie de chocolate, pera rocha em caramelo salgado e ainda Yukimura Black and White.
A inspiração destas receitas é centrada no sabor particular da aguardente da Lourinhã.
“Apesar dos tempos atribulados que vivemos, não podíamos deixar de realizar esta iniciativa e divulgar aquilo de que a nossa região tem de melhor”, disse o vereador do município, João Serra.