Lourinhã promove a 12ª Quinzena Gastronómica do Polvo

0
496

A câmara da Lourinhã dinamiza, de 20 a 30 de maio, a 12.ª Quinzena Gastronómica do Polvo. O evento, que promove a gastronomia da região, contará com a participação de mais de 20 restaurantes, nomeadamente Adega do Careca, Alma Nova, Barracão do Petisco, Restaurante Residencial Braga, Carlos dos Leitões, entre outros.

Sendo o polvo o elemento principal dos pratos, os estabelecimentos criaram, especialmente para o evento, cerca de 50 receitas. Os visitantes poderão encontrar pratos como Polvo panado com açorda de coentros, Tempura de polvo com arroz do mar, caril de polvo, Polvo à Brás, e muito outros.

Face à pandemia, o município optou por adaptar o conceito original do evento permitindo não só que os clientes desfrutem dos pratos no estabelecimento, como em casa, através do serviço take-away. De modo a tornar viável esta iniciativa, a autarquia aprovou um apoio excecional a todo o setor da restauração, que permite o alargamento ou atribuição de esplanadas com isenção de taxa, até 31 de dezembro e firmou um protocolo com a Associação Nacional de Transportes Rodoviários ou Automóveis Ligeiro, que permitirá que o serviço de entregas seja gratuito durante todo o evento.

Além destas medidas, a autarquia lançou a plataforma Buy Lourinhã, onde os comerciantes locais podem por à venda os seus produtos para que os consumidores comprem e conheçam a diversidade de negócios da região.

João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã, afirma que “depois de um 2020 tão conturbado, é com enorme felicidade que se volta a realizar no concelho um dos eventos mais acarinhados”. “Trabalhou-se muito para adaptar esta edição da Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã à nova realidade, apoiando os negócios locais”, frisou o autarca.