A unidade de investigação do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria), em Peniche, acaba de apresentar uma salsicha de pescado e algas, um afiambrado de pescado e um hambúrguer vegan, com base em recursos marinhos provenientes da costa de Peniche.

O projeto decorre no âmbito do ProReMar – Produtos Alimentares e visa lançar “produtos inovadores, totalmente diferentes daqueles que os consumidores estão habituados, nutricionalmente ricos e saborosos”, com recurso a espécies com baixo valor comercial, como o carapau negrão, e as macroalgas marinhas, ricas em compostos bioativos e elementos minerais.

“A nossa costa é bastante rica nestes recursos, no entanto, muitos deles não são utilizados ou apresentam baixo valor comercial. O que é desfavorável não só para os pescadores, para a economia local, mas também para o próprio ecossistema, isto porque se utilizam mais determinados recursos em prol de outros, em vez de existir um equilíbrio. O nosso propósito é, neste sentido, valorizar e aproveitar os recursos marinhos da zona de Peniche e apostar na economia circular”, afirma Filipa Pinto, uma das investigadoras envolvidas no projeto.