Mariana Sampaio vence concurso de negócios Oeste Portugal

0
1149
Concurso de Negócios Oeste Portugal - Gazeta das Caldas
Os vencedores da segunda edição do Concurso de Negócios Oeste Portugal juntamente com os organizadores da iniciativa

Já são conhecidos os projectos vencedores do Concurso de Negócios Oeste Portugal, cuja fase final decorreu no dia 25 de Janeiro nas instalações da OesteCim. A jovem artista Mariana Sampaio – que estudou Artes Plásticas na ESAD – foi a grande vencedora da segunda edição, com o projecto “Studio”, que visa a criação de um atelier artístico para o desenvolvimento de peças de cerâmica de autor.
Já em segundo lugar ficaram os jovens Tiago Claro e Maria Ventura com o projecto “Dois Meios, Conteúdos, Design e Social Media”, ligado à área do marketing digital em pequenas e médias empresas e que tem como objectivo a comunicação nas redes sociais.
Os projectos “West Side Stories” e “Maju” foram ambos classificados em terceiro lugar. O primeiro foi idealizado por Eduardo Silva, Ana Rebelo e Carla Rebelo e relaciona-se com o turismo, em particular com o enoturismo, ecoturismo e turismo histórico-cultural, tendo como propósito o desenho de uma rota dos vinhos atlânticos. Já Joana Casimiro e Margarida Sousa, da Maju, apresentaram uma ideia de negócio que tem por base a confecção de roupa de praia e fitness personalizável com padrões que ficam à escolha dos clientes.
A cada um dos vencedores foi atribuído um prémio de 5.000 euros, à excepção das duas propostas que ficaram em terceiro lugar, cujo montante foi repartido igualmente por ambos os projectos. Critérios como o potencial de mercado dos produtos/serviços apresentados, a viabilidade económica e financeira do projecto, o seu carácter inovador e o impacto que possa vir a ter na comunidade, foram orientadores na escolha dos vencedores.

O júri desta edição – que contou ao todo com oito participantes – foi composto por Ana Maria Pacheco (AIRO), Tânia Mourato (OesteCIM), Conceição Carvalho (CCDR Centro), Paulo Almeida (Escola Superior de Tecnologia e do Mar do IPL) e Etelvina Nabais (IAPMEI).
Paulo Simões, primeiro secretário da OesteCim, disse à Gazeta das Caldas que “esta iniciativa é importante no âmbito da promoção do espírito empresarial, tendo em conta a divulgação, o acompanhamento e a ajuda que presta aos empreendedores da Região Oeste na implementação dos projectos que sejam inovadores, tenham viabilidade económica e financeira, sejam potenciadores de criação de novos postos de trabalho qualificado e produzam um efeito impulsionador no contexto de mercado global”.
O responsável acrescentou que o concurso continuará a ser desenvolvido pela OesteCim e pela AIRO e sublinhou que este ano também haverá nova edição do Concurso de Ideias nas Escolas, estando actualmente a decorrer o período de entrega das propostas.
Nas acções inseridas na Candidatura de Promoção do Espírito Empresarial (aprovada pelo Centro 2020 e onde se inclui o Concurso de Negócio Oeste Portugal), já foram dinamizadas outras actividades como sessões de boas práticas, workshops, e grupos de trabalho ligados à temática do empreendedorismo, nas quais participaram mais de mil pessoas.