Mercado automóvel recuou 52,2 % em Fevereiro

0
446

A venda de veículos ligeiros decresceu em Portugal 52,2 % no mês de Fevereiro em relação ao período homólogo no anterior, anunciou a ACAP – Associação Automóvel de Portugal. A quebra mais forte sentiu-se nos comerciais ligeiros, onde o recuo ascendeu aos 69,4 %, contabilizando-se apenas 886 viaturas novas matriculadas. Nos ligeiros de passageiros as novas matrículas passaram para pouco mais de metade dos números atingidos em Fevereiro de 2011, contabilizando-se 6.932, menos 48,4%.
Nos primeiros dois meses do ano, foram matriculadas 16.886 viaturas no nosso país, menos 15 mil que no mesmo período do ano passado, – 47,3%, números que fazem deste um dos sectores mais afectados pela crise.
Desde o início do ano apenas quatro marcas se podem gabar de ter subido as vendas nos dois primeiros meses do ano, todas na gama alta: Lamborghini, Jaguar, Porsche e Land Rover. Esta última mais que duplicou as vendas. De notar ainda que o top 10 tem também bem colocadas as três principais marcas premium no nosso país – BMW, Audi e Mercedes – todas a comercializar menos um terço nos dois primeiros meses do ano em relação ao período homólogo.
Renault, Peugeot e Volkswagen ocupam, por esta ordem, o pódio das vendas no mês de Fevereiro.

J.R.