Ministra da Agricultura esteve no Encontro Anual da Pêra Rocha

0
588

Notícias das Caldas A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, participou no XVII Encontro Anual da Pêra Rocha, que se realizou, a 13 de Março, no Centro de Produção e Comercialização Hortofrutícola, no Bombarral.
Na central fruteira que recebeu o encontro estiveram também, para além dos produtores de pêra rocha e outros convidados, o director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Nuno Russo, e os presidentes das Câmaras do Bombarral e do Cadaval, José Manuel Vieira e Aristides Sécio.Segundo uma nota de imprensa da autarquia do Bombarral, um dos pontos altos do encontro foi o momento da entrega dos prémios às organizações de produtores, aos técnicos e aos pericultores que mais se destacaram nas campanhas de 2010 e de 2011. A entrega foi feita pela ministra Assunção Cristas.
O prémio de maior exportador, em 2010, foi para a Coopval, do Cadaval, com 12.246 toneladas, e em relação a 2011 a distinção coube à CPF/Lusopêra, do Bombarral, com o valor recorde de 16.725 toneladas.
Para além desta cerimónia, à qual se seguiu o jantar de confraternização, do programa do encontro constou ainda uma sessão de debate sobre algumas das temáticas que preocupam a fileira, como é o caso da conservação e do fogo bacteriano.