Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel inaugurado nos Doces

0
279
Obras da unidade de cinco estrelas no interior do monumento classificado pela Unesco decorreram durante os últimos anos

Unidade hoteleira cede três espaços para a realização da Mostra Internacional de Doces & Licores de Alcobaça. Investimento superior a 15 milhões de euros.

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel abre oficialmente as portas ao público no próximo dia 19 de novembro, durante a 24ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores de Alcobaça.
Três salas da unidade do grupo Visabeira no Claustro do Rachadouro serão utilizadas durante aquele certame, acolhendo iniciativas de showcooking, mostra de licores, a cafetaria da paróquia de Alcobaça e o espaço da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC).
No entender do presidente da Câmara de Alcobaça, a abertura do hotel de luxo no Mosteiro será “um momento de grande relevância e pode impulsionar a economia local”, dado tratar-se de um investimento estruturante no turismo e na preservação do património. Está prevista a presença de altas individualidades do Estado nesta cerimónia.
“Esta cidade tem muito a ganhar com a abertura de uma infraestrutura que vai dar resposta à procura de turismo internacional que temos vindo a sentir, sobretudo, nos últimos anos”, declarou Hermínio Rodrigues, que se mostra agradado com a inauguração do primeiro cinco estrelas no concelho, processo que se arrastou durante várias décadas e que foi desbloqueado no anterior mandato autárquico, no executivo de Paulo Inácio.
No passado mês de julho, durante um concerto de harpa do festival Cistermúsica que decorreu na Biblioteca no Claustro do Rachadouro, o grupo Visabeira promoveu uma visita ao interior do hotel de luxo, que tem a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura.
Na ocasião, Jorge Costa, administrador da Visabeira Turismo, mostrou-se confiante com o investimento superior a 15 milhões de euros levado a cabo nos últimos anos, reclamando, ainda, a necessidade de ver resolvida a situação do Jardim do Obelisco, cujo projeto tem vindo a ser negociado entre a Câmara de Alcobaça, a Direção-Geral do Património Cultural e o Governo.
O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel tem três pisos, 80 quartos, incluindo 9 suites, piscina interior e spa, ginásio, e espaços para organização de congressos e eventos. Trata-se de um hotel de cinco estrelas, que permitiu recuperar um espaço do Mosteiro que se encontrava devoluto e que recebeu, durante mais de cinco décadas, o Asilo da Mendicidade de Lisboa.