Multinacional Baker & Baker adquire Peipen

0
331
Empresa confeciona pastéis de nata para todo o país

Empresa especializada na produção de alimentos ultracongelados, passa a integrar grupo do Reino Unido.

A Produtos Alimentares Peipen, SA, empresa especialista na produção de alimentos ultracongelados que tem uma unidade em Peniche, foi recentemente adquirida pela Baker & Baker, com cerca de 60 funcionários a serem integrados naquele grupo britânico.
Em comunicado, a multinacional do Reino Unido sublinha que a Peipen ”é um dos principais fabricantes de pastel de nata, em grande parte de produção artesanal” do nosso país, com o qual tem vindo a trabalhar, como fornecedor direto, “desde há vários anos”, pelo que esta aquisição “assegura o fornecimento e crescimento a longo prazo” da empresa, ao mesmo tempo que possibilita a instalação de linhas de produção adicionais para padaria e pastelaria”.
A Baker & Baker refere que as vendas anuais de pastel de nata da Peipen “têm registado valores muito significativos e na sequência desta aquisição espera-se um incremento e ganhos na distribuição”, sublinhando que o “mais popular doce típico de Portugal tem apresentado um forte crescimento nos últimos anos em clientes de retalho e restauração no Reino Unido e na Europa”.
A fábrica de Peniche tem uma área de produção total de 5.000m² e produz 1.000 toneladas por ano. Entretanto, a multinacional planeia a introdução de equipamentos e linhas de produção adicionais para aquela unidade, onde atualmente são produzidos outros produtos alimentares, “cuja descontinuação está programada para final de 2022, permitindo a expansão da área produtiva focada em produtos de padaria e pastelaria”.
A multinacional britânica adquiriu o portefólio de clientes da Peipen, bem como o equipamento e maquinaria, “assumindo a total responsabilidade pela equipa existente e um contrato de aluguer de longa duração junto dos proprietários do imóvel.”
A unidade de Peniche é a terceira da multinacional em Portugal, para além de Santo Tirso e São João da Talha, e “dá continuidade ao crescimento orgânico de longo prazo projetado para a Península Ibérica”.
Fundada em 1977, a Peipen dedica-se à produção de alimentos ultracongelados que chegam às mesas dos portugueses com os rótulos de marcas tão familiares como a Iglo, os supermercados Minipreço (Dia) e os hipermercados Jumbo (Auchan), mas também abastece a Mercadona, cadeia que, em breve, abre uma unidade nas Caldas da Rainha.