O projeto “Portugal Rocks” apresentado pelo Município de Peniche em conjunto com Montemor-o-Velho e Penacova foi um dos vencedores da edição deste ano do programa ALA-T, de qualificação da administração local para a área do turismo.
O projeto caracteriza-se pela valorização da paisagem numa ótica geológica, geomorfológica e paleontológica e tem como objetivo a criação de valor, aliando a sensibilização ambiental e a coesão territorial, ligando o turismo de natureza e o ecoturismo. O Portugal Rocks assenta numa base online que comunica com uma aplicação. Nos locais considerados de interesse, existirá a placa identificativa e nos Postos de Turismo, ou em locais a indicar pelos respetivos municípios, estará a um painel interativo que comunicará com a base online, que fará a explicação de cada ponto de interesse, com tradução em vários idiomas.
O programa abre a possibilidade de conexão futura com outros concelhos, ou mesmo com os geoparques já existentes.
Os projetos vencedores deste programa são sujeitos a adequação aos critérios dos programas de apoio do Turismo de Portugal e podem receber financiamentos com vista à sua implementação.
Além do projeto que integra o município de Peniche, saíram vencedores desta segunda edição os projetos “Viagem a Portugal”, dos municípios de Baião e Marco de Canaveses, e “Ria Formosa”, dos Municípios de Faro e Olhão.
Nas duas edições do ALA+T já foram apresentados 32 projetos de desenvolvimento turístico que resultaram de 45 “master classes” que contaram com cerca de 230 participantes em representação de mais de 120 entidades. ■