A Floresauto, concessionário Honda nas Caldas da Rainha, apresentou no passado dia 24 o novo Honda Civic, modelo que está a comemorar este ano 40 anos.
A nona geração do modelo mais popular da marca japonesa assenta no mesmo chassis da anterior geração e tem uma silhueta idêntica, embora com uma frente e uma traseira completamente redefinidas, com fins estéticos, mas também para melhorar o coeficiente aerodinâmico, com resultados ao nível do consumo e emissões.
É sobretudo no interior, redesenhado para maior conforto e ergonomia, e no equipamento que o Civic foi mais revitalizado, incluindo agora equipamento que antes só se podia encontrar modelo do segmento acima, o Accord. Entre eles o sistema de acesso e arranque sem chave, um novo ecrã multi-funções inteligente que controla toda a informação do veículo. Ar condicionado Dual Zone, ou ainda um novo sistema de cruise control adaptável que inclui pela primeira vez na marca também a função de limitador de velocidade máxima.Os motores mantêm, por enquanto, as mesmas ofertas em termos de cilindradas, embora tenham sido trabalhados para, também eles, melhorarem as suas performances. Duas opções a gasolina i-VTEC. Um de 1,4 litros e 100 cavalos de potência, com consumo de 5,5 litros no circuito combinado e emissões de 128 g/km. O outro de 1,8 litros e 142 cavalos com consumos de 6,1 litros e emissões de 145 g/km. O motor diesel 2.2 i-DTEC foi completamente remodelado também para baixar os consumos e emissões, conseguindo agora 150 cavalos e 115 g/km de CO2. Para o início do próximo ano fica agendado o lançamento de um novo motor diesel de 1,6 litros, bem mais apetecível para o mercado nacional. Os preços de entrada começam nos 20 mil euros para o motor 1.4, 24.700 euros para o motor 1.8 e 28.400 para o diesel.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt