Uma nova loja de cerâmica junto à Rainha

0
3433
João Carlos Mateus
João Carlos Mateus tem uma fábrica de cerâmica na Gracieira há mais de 25 anos | Isaque Vicente
- publicidade -

Abriu no início do mês de Dezembro a Loja da Fábrica, um novo espaço dedicado à cerâmica junto à rotunda da Rainha. Trata-se de uma aposta de João Carlos Mateus, que tem uma fábrica na Gracieira (Óbidos) há mais de 25 anos.

Dedicado às feiras de cerâmica pelo país fora, João Carlos Mateus não tinha uma loja e sentiu que “era hora de assentar”. Comprou então este espaço, com 94 metros quadrados nas Caldas, numa localização privilegiada: junto à Rainha e entre o mais recente espaço de hotelaria da cidade e o local onde querem criar um novo hotel de luxo.
A loja estava “em péssimas condições, saíram daqui duas camionetes com entulho”, contou o empresário, esclarecendo que investiu cerca de quatro mil euros nas obras (uma vez que o recheio já lhe pertencia). Ainda não criou nenhum posto de trabalho, mas será necessária uma pessoa na loja.
O espaço físico é uma forma de escoar a produção própria em cerâmica. Ali podem encontrar-se artigos decorativos e utilitários, produtos tradicionais e presentes. Além disso, há também artigos em grés.
Logo em cima do balcão, por exemplo, vemos uns pastéis de nata em cerâmica feitos à escala real que são recipientes para… a canela.
Por trás do balcão estão os típicos falos caldenses de grandes dimensões, um símbolo caldense que, na opinião de João Carlos Mateus, “tem sido mal explorado”.
Apesar de notar que as Caldas “está a ganhar movimento, mas não vai entrar na rota do turismo sem estacionamento para autocarros”.
A Loja da Fábrica localiza-se no Largo Conde Fontalva, nº2 e está aberta todos os dias entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h00.

- publicidade -