Nova pousada em Óbidos vai custar dois milhões de euros

0
1365
Luís Castanheira Lopes, presidente do grupo Pestana Pousadas de Portugal disse que haverá partilha de recursos entre as pousadas obidenses | DR

O projecto de expansão da Pousada do Castelo de Óbidos, que prevê a abertura de uma nova unidade com dois núcleos (17 quartos no antigo Hospital da Misericórdia e 11 na Estalagem do Lidador) implica um investimento de dois milhões de euros e resultará na criação de 15 novos postos de trabalho. Estes números foram avançados por Luís Castanheira Lopes, presidente do grupo Pestana Pousadas, na apresentação do projecto, que foi feita no dia 2 de Agosto junto à torre da Pousada do Castelo.

 

 

As obras no antigo Hospital da Misericórdia (que é o maior imóvel construído dentro do espaço amuralhado de Óbidos) começaram no dia 8 de Agosto, com intervenções no exterior do edifício. Estão a ser recuperados o telhado e a fachada, cujo traço manter-se-á fiel ao original.
Só não é garantido que o branco permanecerá a cor do edifício, pois o projecto permite que sejam escolhidas outras cores, desde que se insiram na paleta da vila de Óbidos, como é o caso do azul e do amarelo. Estima-se que esta unidade inicie a sua actividade em Abril do próximo ano.
Carlos Orlando, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, disse que há muito tempo que se procurava uma solução para o edifício do antigo hospital, que deixou de receber utentes em 1970. “Só no ano passado gastámos 100 mil euros em reparações nos telhados. Andávamos a fazer o possível para que, pelo menos, o edifício não caísse, mas só o contrato com o grupo Pestana permitirá a total reabilitação, tendo em conta o seu avançado estado de degradação”, acrescentou o responsável.
Celebrado o contrato de 30 anos com o Pestana Hotel Group, a Misericórdia passará a receber 2000 euros mensais pelo arrendamento do edifício do hospital. Os ateliers de pintura que aqui funcionavam serão agora transferidos para outro local, junto à Câmara de Óbidos.
Quanto à Estalagem do Lidador, já foi aberto um concurso público destinado às obras de requalificação e adaptação deste edifício a uma pousada. Localizado a 150 metros do antigo Hospital da Misericórdia, este estabelecimento foi a primeira pousada a ser criada pelo Estado, no final dos anos 30, com vista ao desenvolvimento da actividade turística em Portugal. Já serviu para alojar motoristas de personalidades que ficavam hospedadas na Pousada do Castelo, trabalhadores da Pousada e também como espaço de arrumos desta unidade. Prevê-se que possa abrir ao público como nova pousada no final de 2018.
Luís Castanheira Lopes explicou que cada uma das três unidades de alojamento – Pousada do Castelo, antigo Hospital da Misericórdia e Estalagem do Lidador – será autónoma no que respeita à sua gestão, mas que poderão partilhar valências. “Por exemplo, se um hóspede que está alojado no antigo hospital da Misericórdia quiser ir à piscina, pode fazê-lo dirigindo-se até à Estalagem do Lidador”, afirmou.
O investimento de dois milhões de euros na expansão da Pousada do Castelo prevê ainda a criação de dois novos quartos nesta mesma unidade. Isto significa que, até ao final do próximo ano, as Pousadas de Portugal quase triplicarão a sua oferta no concelho de Óbidos, de 17 para 47 quartos.
Desde 2003 que as Pousadas de Portugal são exploradas pelo Pestana Hotel Group. José Theotónio, CEO do grupo, afirmou que se espera que o investimento feito em Óbidos seja totalmente recuperado ao fim de 10 anos. Acrescentou que é pelo facto do grupo ter uma estrutura familiar e não ser cotado na bolsa que “tem condições para investir em projectos que precisam de algum tempo de maturação até darem resultados”. Óbidos é um desses casos.
Para Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos, o contrato entre o Pestana Hotel Group e a Misericórdia significa a resolução de um problema. “O hospital era um edifício com história e era preciso recuperá-lo, mas não cabia naquele espaço qualquer projecto a qualquer custo. Conseguimos agora a preservação deste património mas também criar emprego no concelho e acrescentar-lhe valor”, disse, acrescentando que Óbidos é o concelho da região Centro com maior taxa de ocupação nos hotéis, em que uma noite custa em média 40 euros, mais 13 euros que a média da região.
As Pousadas de Portugal têm 33 unidades e 1200 quartos em todo o país, contam com uma equipa de 650 colaboradores e registaram no último ano 200 mil dormidas. A Pousada do Castelo, construída em Óbidos em 1951, é actualmente a mais antiga e aquela que regista maior taxa de ocupação (em média 80%).