Novos parklets de Lisboa têm assinatura da Veco

0
91

A Bicicultura, cooperativa sem fins lucrativos que promove a mobilidade em bicicleta, inaugurou no dia 22 de abril dois parklets em Lisboa, numa iniciativa no âmbito do Dia Mundial da Terra. Os equipamentos foram desenvolvidos pela Veco Urban Design, empresa sedeada no concelho de Alcobaça.
Os parklets são equipamentos de mobiliário urbano e transformam lugares de estacionamento para viaturas em pequenos espaços verdes para usufruto da população.
Os dois novos espaços, instalados junto ao mercado de Arroios, fazem parte da sParqs, uma rede piloto que vai abranger, numa fase inicial, sete equipamentos deste género. Além da instalação, o projeto vai ainda avaliar o seu impacto, nomedamente se passam a ser ponto de encontro de pessoas, se os lojistas sentem diferença nos seus negócios por não terem automóveis a tapar as montras e por terem um maior número de pessoas a frequentar a zona junto.
Para desenhar, produzir e instalar os equipamentos, a Bicicultura escolheu a Veco Urban Design, empresa que tem no seu currículo uma vasta experiência no desenvolvimento de mobiliário urbano. Além destes estão a ser desenvolvidos mais cinco parklets, quatro em Campolide e um no Beato, freguesias que co-financiaram o projecto em conjunto com do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.
Os equipamentos podem ter bancos equipados com carregadores, floreiras, árvores e até parques infantis. ■