O Melro conquista prémio pela redução da pegada carbónica

0
407
O responsável da empresa recebe o prémio
Empresa do Bombarral comprovou redução de CO2 superior a 20% nas operações de logística e de transporte
A empresa de produção hortofrutícola O Melro, que tem sede no Sanguinhal, concelho do Bombarral, foi uma das vencedoras dos prémios Lean & Green, o programa de descarbonização que procura promover a redução da pegada carbónica das cadeias de valor, através da redução voluntária de emissões de dióxido de carbono equivalente nas operações logísticas das empresas e que, em Portugal, é atribuído pela GS1 Portugal.
O Melro, empresa que é parte do Grupo TriPortugal, qualificou-se para a atribuição da primeira estrela Lean & Green, que corresponde ao reconhecimento da primeira etapa de redução de emissões prevista no programa. A empresa bombarralense comprovou uma redução de mais de 20% do dióxido de carbono equivalente nas operações logísticas e de transporte, através da implementação de sistemas mais eficientes de monitorização de consumos e do aumento dos painéis solares para maior produção de energia elétrica e, consequente, redução de eletricidade consumida pela central, por via de compostos fósseis.
Além da empresa O Melro, foram premiados pelos Lean & Green os hipermercados Pingo Doce, pelo maior compromisso com a descarbonização, tendo alcançado uma redução superior a 55% de emissões de dióxido de carbono equivalente no âmbito das respetivas operações logísticas e de transporte. É a quarta estrela conquistada pela marca. A nível internacional, apenas os Países Baixos, de onde o programa é originário, e Espanha contam com participantes com este nível de reconhecimento de descarbonização.
A Delta Cafés, a Nestlé Portugal e a Nespresso foram distinguidas com três estrelas Lean & Green por uma redução superior a 35% de emissões de dióxido de carbono equivalente no âmbito das respetivas operações logísticas e de transporte. ■