Óbidos estabelece protocolos com instituições universitárias

0
554
- publicidade -

Alunos e professores da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUTL) visitaram o concelho de Óbidos, no passado dia 8 de Outubro, no âmbito do protocolo que incluir este concelho como tema de trabalho das disciplinas de projecto do quarto ano do mestrado em Arquitectura.

O estudo sobre Óbidos inclui o ordenamento do concelho e análise urbanísticos em zonas delimitadas, a expansão de aglomerados existentes e a criação de novos aglomerados.
A autarquia, por sua vez, está interessada em estudos de ordenamento que favoreçam e suportem a sua estratégia de desenvolvimento.
Através do protocolo a faculdade de arquitectura mostra-se também disponível para participar em workshops com alunos do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), no âmbito do programa das disciplinas projecto, onde serão abordados temas do interesse deste município.
A FAUTL irá promover duas exposições em Óbidos, com os trabalhos dos alunos  e será publicado um catálogo das mostras. O protocolo irá vigorar até ao mês de Setembro de 2011, podendo renovar-se mediante acordo de ambas as partes.
No âmbito da visita, os alunos estiveram em várias localidades do concelho de Óbidos e conheceram diversos equipamentos públicos, espaços de referência e os resorts turísticos.
No dia, 6 de Outubro, a autarquia celebrou um acordo de colaboração com o MIT – um centro universitário de educação e pesquisa privado localizado em Cambridge, Massachusetts (EUA) – segundo o qual os seus alunos abordarão em Óbidos as questões de mobilidade territorial que permitam viabilizar a organização e distribuição espacial.
Já a Câmara de Óbidos apoia a realização do seminário que o MIT vai realizar, subordinado ao tema “Mobility-on-Demand: A New Urban Village”, centralizado no desenvolvimento do planeamento urbano e soluções de mobilidade-on-demand para o município de Óbidos. O projecto será coordenado com um estúdio de design da FAUTL, liderada por José Duarte.
A partir de 25 de Outubro, e durante uma semana, os estudantes e professores do MIT vão estar em Óbidos para iniciar os trabalhos.

- publicidade -