Óbidos Parque apresentou programa Coaching 4.0

0
161
Nuno Mendonça durante a apresentação

Além dos apoios, foi realçado que a comunidade do Parque Tecnológico pode ter as soluções necessárias para as empresas entrarem no digital

A Óbidos Parque realizou no passado dia 11 de abril, no Espaço Ó das Gaeiras, uma sessão de esclarecimento sobre o novo programa Coaching 4.0 às empresas do Parque Tecnológico de Óbidos e da área de localização empresarial das Gaeiras.
O Coaching 4.0 é um programa apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) direcionado para a Transição Digital, oferecendo serviços de coaching e consultoria especializada para ajudar as empresas para alavancar a sua presença digital e desenvolver modelos de negócio inovadores.
O programa foi apresentado Nuno Mendonça, da Núcleo Inicial Business Solutions, que sublinhou que “o Parque Tecnológico de Óbidos tem a vantagem de ter as empresas capazes de proporcionar as soluções para que as outras possam ter essa presença [digital]”. “O que se pretende é a adoção de tecnologia e de um conjunto de instrumentos que permita à empresa alargar o seu âmbito em termos comerciais e de negócios”, concluiu o responsável.
Na sua apresentação, Nuno Mendonça disse aos empresários presentes que este programa “é uma peça chave no PRR, destacando-se com um orçamento de 40 milhões de euros para impulsionar a maturidade digital no tecido empresarial português”. Este tem como objetivo promover a incorporação de tecnologias avançadas nas operações diárias das empresas, com o foco em elevar a competitividade, otimizar a eficiência e maximizar as oportunidades digitais.
O consultor destacou como benefícios do programa o aumento da competitividade e inovação, a possibilidade de exploração de novos mercados e oportunidades de negócio, uma melhoria significativa na eficiência operacional. A transformação digital pode ainda permitir a expansão do alcance de mercado das empresas, a otimização dos custos operacionais e o enriquecimento da experiência do cliente.
O Coaching 4.0 oferece treino e consultoria especializada em áreas como gestão de redes sociais, SEO (otimização para motores de busca), implementação de soluções de software e desenvolvimento de estratégias de marketing digital.
O programa é destinado a PMEs e oferece até 10.000 euros por empresa, com 75% do valor a fundo perdido. Este abrange variadas despesas digitais, incentivando projetos inovadores que visem a maturidade digital. Entre os investimentos elegíveis destacam-se a gestão de redes sociais e anúncios, os planos de marketing digital, construção de sites ou lojas online, criação de conteúdo e otimização de SEO, e-mail Marketing e Marketing Automation, consultoria e desenvolvimento de maturidade digital, aquisição de softwares, desenvolvimento de marca e de novas funcionalidades.
A abertura de candidaturas está programada para este mês de abril e Nuno Mendonça destacou que é “crucial iniciar os preparativos para o projeto agora, a fim de maximizar as chances de aprovação diante do orçamento limitado e alta procura esperada”.
“Este é o primeiro evento de vários que queremos organizar” para as empresas do concelho, afirmou o diretor executivo do Parque Tecnológico de Óbidos, que fez uma apresentação do Parque Tecnológico aos presentes, assim como das empresas e serviços que ali se desenvolvem. Nesse sentido, Miguel Silvestre realçou que Parque Tecnológico terá, seguramente, “os parceiros para alguns dos projetos que estas empresas podem necessitar”. ■