O Oeste esteve em destaque na Gala Porco D’Ouro, evento que distingue anualmente a produtividade dos suinicultores nacionais e que este ano teve lugar em Porto de Mós, no passado dia 21 de Junho. As produções com base no Oeste conquistaram 16 dos 31 prémios atribuídos.
A região conquistou cinco dos nove galardões Porco de Ouro, quatro deles ao atribuídos ao grupo Agrupal, nomeadamente às explorações que tem no Vilar (Cadaval) e outras duas em Alenquer. O quinto prémio atribuído no Oeste foi à Valpor da Rabaceira (Torres Vedras).
O Porco de Prata foi atribuído a quatro explorações da Agrupalto, duas no concelho de Torres Vedras e outras duas na Lourinhã, e ainda a duas produções da Porval na Martingança (Alcobaça).
Três suiniculturas do Oeste foram ainda galardoadas com o Porco de Bronze, duas da Agrupalto em Vale de Abrigo (Cadaval) e a outra da Valpo, na Benedita.
No Oeste ficaram ainda os prémios Máxima Produtividade Numérica e Porco Diamante, ambos atribuídos à Intersuinos – Agrupalto de Alenquer.
Os prémios foram atribuídos a partir dos principais índices de gestão técnica das 53 explorações de empresas aderentes ao programa BDporc – Portugal, que compreendem um universo de 25.758 reprodutoras.