A Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste está a instalar iluminação LED em vários edifícios municipais, quartéis de bombeiros, escolas e instituições de solidariedade social. Estas acções inserem-se no âmbito do projecto “LEDíficios do Oeste”.
No Complexo Desportivo de Óbidos a alteração das luminárias tradicionais irá permitir uma poupança superior a 36 KWh por ano, que corresponde a uma diminuição da factura anual em quase 5000 euros (uma redução de quase 70% nos custos). As poupanças permitem pagar o investimento em apenas sete meses.
Nos Paços do Concelho das Caldas serão poupados 14 mil euros por ano (67 mil kWh ano). Serão reduzidos os custos com a energia em 65%, permitindo que o investimento fique pago em oito meses.
Com estas duas mudanças evitam-se, por ano, as emissões de 43 toneladas de CO2.
O projecto LEDíficios do Oeste decorre até Dezembro de 2018 e prevê a substituição de 28 mil lâmpadas fluorescentes tubulares e de halogéneo por lâmpadas LED. Tem um orçamento de 560 mil euros, cofinanciados por dinheiro comunitário a fundo perdido em mais de 70%. I.V.