Empregam 2192 pessoas e representam um volume de negócios de aproximadamente 240 milhões de euros
O Oeste tem 25 empresas distinguidas como Inovadora COTEC em 2023. O objetivo desta distinção é reconhecer “o desempenho das empresas que se distinguem pelo seu investimento em inovação, robustez financeira e prestação económica”.
O grupo de 25 empresas do Oeste na lista emprega um total de 2192 pessoas e representa um volume de negócios total de aproximamente 239,8 milhões de euros. Dos dados divulgados é também possível perceber que este grupo cresceu nos últimos três anos a uma média de 8,72% anual e que exportam, em média, quase 40% do que produzem. A maior parte das empresas oestinas distinguidas atuam no setor das indústrias transformadoras (são 17 das 25), havendo também quatro empresas do setor do comércio, uma das indústrias extrativas, uma de consultoria, uma de cultura e uma de informação e comunicação.
Numa análise concelho a concelho percebemos que Alcobaça é o que tem mais empresas inscritas (com sete) e que há cinco concelhos oestinos sem empresas na listagem (Bombarral, Cadaval, Nazaré, Peniche e Sobral de Monte Agraço).
Por outro lado, se Alcobaça é o que tem o maior número de empresas na lista, Alenquer é, de longe, o que maior volume de negócios reúne nas empresas representadas. As seis empresas aquele município faturaram mais de 123 milhões de euros, ou seja, mais do que as empresas dos restantes concelhos juntos (o correspondente a cerca de 51,6% do total). Para tal, muito contribui a presença da Europastry Portugal S.A., que sozinha fatura mais de 51 milhões de euros (mais do que qualquer outro concelho do Oeste).
No caso das Caldas as duas empresas Inovadoras COTEC (Frutas Classe e Ivo Cutelarias) empregam, juntas, 304 pessoas e faturam mais de 25 milhões de euros.
Já do concelho de Óbidos há três empresas, a Barros & Moreira, a Janela Digital e a Newoxygen, que dão atualmente trabalho a 250 funcionários e que registaram, somando todas, um volume de negócios a rondar os 19,4 milhões de euros. ■
ivicente@gazetadascaldas.pt