Oeste volta a bater recorde de empresas PME Líder

0
371

Região tem 469 empresas na lista deste ano, mais 75 do que no ano passado, apesar desta listagem ter sido construída com base no exercício de 2020

O IAPMEI e o Turismo de Portugal divulgaram a listagem de empresas que garantiram o selo de PME Líder 2021 e o Oeste voltou a registar um grande crescimento, com um total de 469 empresas, mais 75 do que na edição do ano passado. Alcobaça é o concelho com mais PME Líder na região e foi o primeiro concelho a ultrapassar a centena de empresas na mesma edição.
Mais 75 empresas do Oeste na listagem das PME Líder significam um incremento de 18,4% em relação à edição anterior, um número significativo tendo em conta que a distinção tem por base o exercício fiscal de 2020, ano em que as empresas foram severamente afetadas pela pandemia de covid-19. Recorde-se que, na edição anterior, a região já tinha aumentado as PME em 25%, num ano de grande pujança da economia nacional e também da região.
O setor económico com maior prevalência entre as PME Líder do Oeste continua a ser o comércio, com 36,9% do total de empresas, 173 no total, mais 36 do que no ano passado. A indústria mantém-se como o segundo setor mais representativo, com 128 empresas, mais 28 do que no ano passado. A construção fecha o pódio com 50 empresas, mais quatro do que no ano passado.
Na análise por setores, destaque para o decréscimo do número de empresas PME Líder no setor do turismo, são 40, menos 11,1% do que na edição do ano passado, mas continua a ser o quarto mais representativo, à frente da agricultura, serviços e transportes.
No que respeita aos concelhos, Alcobaça lidera na região com 103 empresas PME Líder, mais 16 do que na edição do ano passado. O setor prevalecente entre as PME Líder do concelho é o da indústria, com 47 empresas, contra 34 do comércio.
Torres Vedras mantém-se como o segundo concelho que mais PME Líder coloca na lista deste ano, um total de 98, aproximando-se de Alcobaça. Em Torres Vedras, é o comércio que lídera, com 34 empresas, mais 7 que a indústria.
Alenquer destronou Caldas da Rainha do pódio. Este concelho totaliza 54 PME Líder, mais 11 que no ano passado e mais seis do que as Caldas da Rainha, que aumentou apenas três empresas galardoadas. Caldas da Rainha foi mesmo o concelho que menos cresceu em número de PME Líder em comparação com o ano passado (6,7%). Nas Caldas, mais de metade das PME Líder atuam no comércio (25 das 48).
De destacar ainda que o Cadaval foi o único concelho da região que viu cair o número de PME Líder em relação à edição anterior, com 9 empresas, menos uma do que no ano passado, caindo para a cauda da lista. Peniche, Óbidos, Nazaré e Bombarral subiram o número de empresas na lista. ■