Orca Cowork funciona em Salir do Porto todos os dias da semana
Em Salir do Porto há um espaço de coworking. Chama-se Orca Cowork e abriu em setembro de 2024, ao lado do café Central. Com mais de dez secretárias devidamente equipadas com computador, o espaço acolhe ainda aulas de português conversacional, aulas de pilates ou um clube de costura.
E a ideia é continuar a abrir-se à comunidade que, aliás, ali tem um local onde pode expor os seus trabalhos artísticos ou divulgar os contactos para os seus serviços no “community board”, numa lógica de interajuda. O quadro da orca feito pelas crianças da Quinta de Salir a partir de lixo recolhido na praia ali localizada espelha o apoio aos projetos ambientais locais.
A mentora do projeto é Claire Wilson, uma britânica que vive em Salir do Porto e que sentiu a necessidade de criar um espaço de cowork mais perto do seu local de residência. “Mudei-me para cá e estava a trabalhar remotamente; sou designer de interiores. Não queria estar sempre em casa e procurei coworks nas Caldas, e gostei muito, mas não me mudei para cá para conduzir todos os dias”, conta.
“Queria poder concentrar-me, ter um espaço que apelasse à minha criatividade e que estivesse perto da praia e do campo, para passear o meu cão”, continua. “Depois, se quiser comida, vêm-me cá entregar, por isso, para mim, isto é perfeito, e pensei que deveria haver outras pessoas que vivem nas redondezas que, sim, adoram Lisboa ou as Caldas, mas que também querem poder trabalhar mais perto de casa, por vezes, e aproveitar para caminhar ou ir andar de bicicleta.”
As aulas de português conversacional acontecem às sextas, o clube de costura reúne-se às terças à tarde e os pilates são a combinar.
As entradas no espaço são feitas eletronicamente, com as credenciais fornecidas aquando da compra do passe ou da mensalidade.
Há sete modalidades no preçário, que vão desde os 12 aos 180 euros, com passes para uma utilização por semana até à opção de “adotar” uma secretária pelo mês inteiro. Os meios dias são metade do preço.
E já há clientes assíduos, como a escritora que aparece uma hora por dia para trabalhar no seu romance até aqueles que trabalham para empresas internacionais.
No total há dez secretárias ajustáveis à altura que estão equipadas com monitor, seis secretárias fixas, duas mesas comunitárias que comportam oito pessoas, além de espaços de convívio informal com sofás e suportes para os portáteis. Há também uma sala de reuniões e um estúdio para gravação de podcasts, com microfone e monitor para edição de áudio e vídeo. Há ainda um pequeno estúdio para exercitar. A capacidade total é para 24 pessoas, tendo o espaço, que é alugado, 250 metros quadrados.
As reservas podem ser feitas por email para Ola@orcacowork.com ou por WhatsApp para o 912053178. Pode ainda visitar o website www.orcacowork.com. O primeiro dia, para experimentar, é grátis.































