Caldas da Rainha tem em funcionamento, desde 29 de setembro, uma nova clínica dentária, no número 10 da Rua Alexandre Herculano (Rua do Jardim). Inês Linto é a promotora do projeto e quer, com a Ortholinto, elevar o serviço de ortodontia – de correção dentária – que já pratica há 15 anos, sete dos quais na cidade.
A Ortholinto tem uma oferta de medicina dentária generalista, mas “somos uma clínica muito virada para ortodontia, que é a minha especialidade”, refere Inês Linto.
Além da ortodontista, a equipa de profissionais, com um total de cinco pessoas, é ainda composta por mais dois clínicos, com especialização em ortodontia pediátrica e cirurgia.
A ortodontia pediátrica é uma aposta forte na Ortholinto, que se diferencia na abordagem. “Estive quatro anos em especialização em Barcelona e depois mais quatro em Viena e a visão que tenho é a de tratar o problema das crianças de raiz, na base óssea, para depois não ter que fazer uma camuflagem mais tarde”, explica Inês Linto. Além da correção dentária, são realizados tratamentos para alargar e corrigir posicionamento de maxilares em idades em que isso ainda é possível, em crianças a partir dos três anos e até à idade adolescente.Houve ainda uma aposta forte em tornar a Ortholinto numa clínica “bastante inovadora em termos de equipamento”.
“É praticamente tudo digital, não há aquele método tradicional de moldes, o que faz com que a experiência das pessoas seja muito melhor”, sublinha a ortodontista. Outro aspeto fundamental da filosofia da Ortholinto é fazer com que os pacientes se sintam em casa, e não numa clínica. O espaço foi construído a partir da recuperação de um edifício antigo, do qual foram mantidos, e realçados, muitos dos aspetos originais. “Tentámos ao máximo manter a alma da pedra, da madeira e do tijolo em todo o lado onde era possível, exceto como é óbvio nos consultórios, para manter as características de um edifício antigo, lindíssimo”, realça Inês Linto.
A médica trabalhava, até à abertura da clínica, no Montepio, que deixou de ter a especialidade. Contudo, na nova clínica Inês Linto mantém o acordo com a associação mutualista e a tabela de preços que já praticava, inclusivamente os descontos para sócios da instituição. ■