Pandemia faz disparar desemprego na região

0
439
Colheitas agrícolas contribuíram para travar os números em agosto | DR

Uma notícia do Expresso publicada na edição de 26 de setembro coloca três concelhos do Oeste Norte entre os 10 que tiveram mais aumento do desemprego com a pandemia de covid-19.
O Bombarral é o sexto nesta lista onde nenhum concelho gostaria de estar, com uma subida de 78,6% entre os meses de fevereiro e agosto. Óbidos surge em oitavo, com 66,3% e o Cadaval fecha o top 10, com uma subida de 64,1% do número de desempregados.
Aquele semanário, que utiliza os dados do IEFP, refere que há 30 concelhos no país com subidas do número de desempregados acima dos 50%. E nesta estão mais dois concelhos do Oeste: Nazaré (55,8%) e Alcobaça (52,6%). Escapam apenas Caldas da Rainha (47,8%) e Peniche (21,4%).
No conjunto dos sete concelhos que compõem o Centro de Emprego Oeste Norte, a subida do número de desempregados aumentou 48,3% neste periodo.
Quando comparado com o mês homólogo do ano passado, os números são ainda mais assustadores. Em Óbidos o número de inscritos no centro de emprego aumentou em 82,7%, enquanto a Nazaré se aproxima dos 75%. O concelho com menor aumento continua a ser Peniche, com 46,7% e a média dos sete concelhos ascende aos 61,1%.
A subida do número de inscritos no centro de emprego nestes concelhos acaba por ser mais significativo porque, antes da crise, estes apresentavam taxas de desemprego muito abaixo da média nacional, o que, mesmo assim, se mantém uma realidade.
De resto, o número de inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte baixou em Agosto (2,6%) pelo segundo mês consecutivo.
Cadaval regista mesmo uma descida de 26,2% em relação a julho, seguido do Bombarral com 9% e Caldas da Rainha com 3,9%, enquanto Óbidos manteve os mesmos números e Alcobaça teve uma subida ligeira, de 0,7%.
Estes são os concelhos com maior actividade agrícola, que em agosto iniciou as colheitas nos pomares. Nazaré (2,2%) e Peniche(8,2%), registaram subidas mais significativas.
Em agosto, estes sete concelhos somam 5729 inscritos no centro de emprego.