Peniche é o porto do país com maior volume

0
388

Continua a ser no Oeste o porto de pesca com o maior volume em euros de todo o país

 

Peniche continua a ser o porto do país que apresenta um maior volume em euros do pescado vendido. Sesimbra é o porto onde a quantidade de peixe pescado é maior, mas Peniche faturou no último ano mais 4 milhões de euros com menos 10 mil toneladas de peixe.
Vamos por partes. Em Peniche, em 2023, foram pescadas mais de 20 mil toneladas de peixe que renderam acima dos 47 milhões de euros.
Numa análise mais fina percebemos, por exemplo, que houve um aumento no volume e que entre as espécies mais capturadas em Peniche está a cavala, a sardinha e o carapau.
Outras conclusões prendem-se com o valor do pescado, obtido através da divisão do valor em euros pelas toneladas. Aí vemos que, por exemplo, os crustáceos e os moluscos sobem os valores de uma lista que apresenta, entre os peixes mais valorizados, o Robalo, o Linguado e Avezia, o Atum e similares e o peixe espada.
De resto, a variedade de Peniche é, provavelmente, o seu grande trunfo. Em Peniche pescam-se anualmente toneladas de besugo, congro ou safira, faneca, pescadas, raias, tamboril, entre outros.
Na lista dos maiores por volume de pescado encontramos, depois de Sesimbra e de Peniche, encontramos Matosinhos, com acima de 14 mil toneladas pescadas, seguindo-se Olhão, com cerca de 10 mil toneladas e a Figueira da Foz, com mais de 7600 toneladas.
Já no “ranking” do volume em euros, vemos, depois de Peniche e Sesimbra, Matosinhos, onde o peixe pescado valeu mais de 34 milhões de euros, Aveiro, que atingiu os 28 milhões e Olhão, com 25 milhões de euros.
No outro porto da região, a Nazaré, foram capturadas 3642 toneladas avaliadas em mais de 12 milhões de euros. Neste porto a predominância vai para o carapau e os polvos. ■
ivicente@gazetadascaldas.pt