O automobilista Pedro Lamy foi a personalidade escolhida para falar sobre Peniche, em representação da região Oeste, na nova campanha de promoção de turismo interno, produzida pela RTP e apoiada pelo Turismo de Portugal, que começou a ser transmitida na passada sexta-feira, 8 de Junho, em horário nobre do canal público.
“Escolha Portugal” é o título desta campanha que decorre até Setembro e conta com testemunhos pessoais de personalidades conhecidas do grande público, que falam e mostram alguns locais de Portugal pelos quais têm um “carinho especial”.
Foram convidados a participar Rui Reininho (Norte – Gerês), Sílvia Alberto (Algarve), Jorge Gabriel (Madeira – Porto Santo), José Avilez (Litoral Alentejano – Troia/Comporta), Margarida Pinto Correia (Centro de Portugal – Aldeias de Xisto), Pauleta (Açores – S. Miguel), Sónia Araújo (Guimarães) e Pedro Lamy (Oeste e Peniche).
O objectivo é mobilizar os portugueses para fazerem turismo interno, apelando às emoções e valorizando o que Portugal tem de melhor. Esta acção de promoção pretende dar visibilidade a todos os destinos turísticos regionais do país.
O orçamento do Turismo de Portugal para a promoção interna em 2012 é de um milhão de euros, o que inclui esta campanha na televisão, o apoio a algumas feiras, acções com a imprensa, reforço dos meios ‘online’ e outras campanhas. Recentemente foi lançado o site promocional www.descubraportugal.com.pt, alusivo a esta campanha. Os vídeos poderão ser vistos em www.youtube.com/user/VisitPortugal (vão estando disponíveis após a exibição na RTP1).
Em 2011, permaneceram nos estabelecimentos hoteleiros nacionais 6,6 milhões de hóspedes portugueses (47% do total de 14 milhões de hóspedes). No mesmo período, as dormidas ascenderam a 39,6 milhões, dos quais 13,5 milhões tiveram origem no mercado interno (34%).
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt