Pêra Rocha destacada em livro de receitas da Comissão Europeia

0
102
José Avillez foi o chef convidado e utilizou o fruto numa sopa fria

A Pera Rocha do Oeste foi o ingrediente escolhido pelo Chef com estrelas Michelin José Avillez para figura principal da receita criada para o livro “Sensacional! Cozinhando com produtos Europeus de excelência”, publicado pela Comissão Europeia.
A publicação pretende divulgar produtos regionais com Denominação de Origem Protegida (DOP) de cada um dos 27 estados-membro da União Europeia, com recurso a receitas criadas por alguns dos shefs mais prestigiados de cada país. O livro é de distribuição gratuita e pode ser decarregado, em formato digital, em op.europa.eu, nas diversas línguas oficiais dos estados-membro.
José Avillez, que tem raízes familiares em Alcobaça, preparou uma sopa fria de pêra com presunto curado. O Chef elegeu a Pêra Rocha do Oeste “por se tratar de um produto exemplar da agricultura portuguesa: uma variedade de pêra descoberta por acaso que, passados dois séculos, continua a ser cultivada com recurso a métodos tradicionais e a ser colhida à mão”, pode ler-se na publicação, que destaca ainda a cor amarelo o verde clara e o salpicado da casca, designado por carepa, onde se acumulam os açucares deste fruto de polpa “branca, leitosa, firme, rija, doce e ligeiramente granulosa”. ■