Pera Rocha protegida contra contrafação na China

0
280

A Pera Rocha do Oeste é um dos produtos europeus com indicação geográfica que serão protegidos contra o uso indevido de nome e a imitação na China, anunciou o Parlamento Europeu.

Além daquele fruto, também os vinhos do Alentejo, do Dão, do Douro, o vinho Verde, o vinho do Porto, Feta e Queso Manchego estarão protegidos na sequência de um acordo entre a União Europeia e a China com vista à proteção de 200 indicações geográficas alimentares europeias e chinesas da contrafação.

O Parlamento Europeu aprovou o acordo assinado em setembro de 2020 entre a União Europeia e a China com 645 votos a favor, 22 contra e 18 abstenções. Este acordo assegura que uma centena de produtos europeus com indicação geográfica estará protegida na China contra imitações e uso indevido do nome do produto.

Como contrapartida, uma centena de produtos chineses usufruirá também de igual proteção no espaço europeu, explicou o Parlamento Europeu.

Em 2019, a China era o terceiro maior importador de produtos com indicações geográficas da UE, incluindo vinhos, bebidas espirituosas e produtos agroalimentares.

No entanto, em 2018 e 2019, 80% dos produtos contrafeitos e pirateados apreendidos na UE tinham origem na China, causando prejuízos no valor de 60 mil milhões de euros aos fornecedores europeus, refere a proposta de resolução.