PME’s de Excelência impulsionam o Oeste

0
561
capa_PME_excelencia23
- publicidade -

O Oeste celebra um novo recorde de PME Excelência, destacando-se pelo crescimento nas exportações e resultados operacionais

 

O Oeste voltou a ter um número recorde de empresas galardoadas com o estatuto de PME Excelência, na edição 2023.
A região tem um total de 168 empresas PME Excelência 2023, mais nove do que na edição do ano passado. O volume de negócios registado pelo conjunto de empresas atingiu 773,3 milhões de euros, o que revela um crescimento considerável do grupo, com uma valorização das vendas acima dos 25% em relação ao exercício de 2022.
Crescimento ainda maior (33,7%), verificou-se ao nível das exportações. As PME Excelência do Oeste reforçaram, assim, a sua vertente de internacionalização. No total, as exportações destas empresas atingiram os 114,6 milhões de euros, cerca de 14,8% do volume de negócios.
Nos resultados operacionais, o EBITDA (resultado antes de juros, amortizações e impostos), atingiu os 137,6 milhões de euros, dos quais 95,7 milhões de euros são lucro líquido.
Quanto aos setores de atividade, as PME Excelência do Oeste são em mais de um terço do comércio (36,9%), seguido da indústria (27,9%). A construção e imobiliário fecha o pódio, com 10,1% das empresas. Na ordem dos 8% encontram-se os serviços e o turismo, e a rondar os 4% a agricultura e pescas e os transportes.
Pela dimensão, estas são, sobretudo, pequenas empresas.
A lista das PME Excelência, publicada pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, surge através do refinamento das PME Líder, com critérios de seleção ainda mais exigentes. É, por isso, de assinalar que cerca de um terço das PME Líder da região conseguiram satisfazer os critérios dos dois estatutos, 33,5%, mais precisamente. As PME Excelência do Oeste representam 30,3% do volume de negócios das PME Líder e 34,5% das exportações. Mas é ao nível dos resultados que se percebe uma verdadeira diferenciação. As PME Excelência representam mais de metade dos resultados líquidos das PME Líder (50,8%) e 45% do EBITDA.
Por concelhos, as empresas alcobacenses são as que estão em maior número (39, mais cinco que no ano passado), têm o maior volume de negócios acumulado, o maior volume de exportações e os melhores resultados operacionais. ■

- publicidade -