Produção de Maçã de Alcobaça certificada pode atingir este ano as 50 mil toneladas

0
812
- publicidade -

A Associação de Produtores de Mação de Alcobaça (APMA) anunciou que a colheita e a comercialização de Maçã de Alcobaça IGP já se iniciou e a produção poderá atingir este ano as 100 mil toneladas nos pomares do Oeste. Cerca de metade da produção deverá respeitar os apertados critérios de certificação IGP, dentro do que é considerado normal para a capacidade dos produtores da região.

De acordo com a APMA, os níveis de produção considerados “normais” para a capacidade produtiva estão entre as 50 mil e as 70 mil toneladas de maçã certificada por campanha.

Mesmo assim, a confirmar-se a estimativa da associação de produtores, a colheita deste ano será um pouco abaixo da do ano passado, cerca de 15%, uma vez que a campanha de 2020 rendeu cerca de 60 mil toneladas com as condições necessárias à certificação.

- publicidade -

A APMA refere que se trata de uma campanha que se caracteriza por ter frutos de qualidade organolética e em quantidade “normal”, acrescentando que, “nos próximos meses vão ser presença frequente na maioria das lojas das diferentes marcas da distribuição moderna portuguesa”, assim como em cada vez mais pontos de venda tradicional.

De resto, a associação de produtores refere que a comercialização das variedades vermelhas do grupo Gala se iniciou a 15 de agosto, cinco dias depois de se ter iniciado a colheita.

“Após milhares de testes analíticos e sensoriais, nas últimas quatro semanas de monitorização do estado de desenvolvimento e de início de maturação das várias centenas de pomares diferentes, a Maçã de Alcobaça IGP finalmente passou nos mais exigentes painéis de provadores que a consideram apta e com as aptidões plenas de qualidade que a distinguem e notabilizam”, refere a associação.

O processo de colheita vai prolongar-se até ao início de novembro, com as variedades de colheita mais tardia.

Os frutos atingiram na árvore o início da maturação fisiológica, ou seja, o seu ponto máximo de qualidade e sabor, explica a associação, que acrescenta que a colheita é realizada apenas no período ótimo de maturação e de parâmetros de qualidade exigentes e impostos, que permitam que chegue ao consumidor com a máxima qualidade, sabor e riqueza nutricional.

A Maçã de Alcobaça é produzida “com elevado conhecimento, ética e responsabilidade profissional, técnica e social”, razões pelas quais é reconhecida “pelo seu inigualável sabor e aroma intenso”. ■

- publicidade -