Programa Valorizar apoia projectos em Óbidos e Bombarral

0
346

Três projectos desenvolvidos por autarquias do Oeste mereceram a aprovação no 2.º aviso do Programa Valorizar, uma medida implementada pelo governo para apoiar o desenvolvimento de projectos turísticos que promovam a valorização turística dos territórios, principalmente dos de mais baixa densidade.

O concelho de Óbidos viu dois projectos serem aprovados. Além da iniciativa “Praia Del Rey Mais Acessível — Praia e Percursos Pedestres”, desenvolvido pela Junta Freguesia da Amoreira e pela Câmara Municipal de Óbidos, também o “Bom Sucesso +Acessível — Praia e Percursos Pedestres”, assinado pela Junta Freguesia do Vau e pelo Município de Óbidos, mereceu aprovação.

O projecto “Bombarral4all”, da responsabilidade da Câmara Municipal do Bombarral, foi outra das iniciativas apoiadas pelo Ministério da Economia e cujos contratos foram assinados na semana passada.

Os projectos aprovados “são dinamizados por entidades públicas e privadas, destacando-se no primeiro grupo as autarquias, sempre em estreita articulação com as Entidades Regionais de Turismo”, salienta o Ministério da Economia, em comunicado.

Com uma contratualização que envolveu um incentivo que ultrapassa os 1,4 milhões de euros, num investimento global de mais de 2,8 milhões de euros, este no 2.º aviso do Programa Valorizar envolveu uma dezena de candidaturas aprovadas. Até ao momento, foram apresentadas 352 candidaturas, das quais 85 foram aprovadas (24%). Em relação ao Turismo Acessível foram submetidas 29 candidaturas, das quais 10 foram eleitas para atribuição de financiamento (34%). A taxa de apoio no Turismo Acessível é, assim, superior à taxa global de candidaturas aprovadas no programa.

O Programa Valorizar destina-se a apoiar projectos turísticos que contribuam com a estratégia Turismo 2027, para alargar o turismo a todo o território nacional e ao longo de todo o ano. Desde a sua criação, o Programa Valorizar já apoiou 738 projetos, com um investimento superior a 164 milhões de euros e um incentivo de 106 milhões de euros.