PRR levou António Costa de visita à Solancis

0
200
- publicidade -

Primeiro-ministro destacou dinamismo das empresas de Alcobaça

O Primeiro-ministro António Costa visitou no passado dia 7 de fevereiro a Solancis, empresa da Benedita que lidera a agenda mobilizadora Sustainable Stone By Portugal. Numa visita no âmbito do roteiro PRR em Movimento, o chefe do Governo elogiou o dinamismo das empresas do concelho de Alcobaça, que já garantiram 39 milhões de euros dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O evento reuniu cerca de 270 pessoas, incluindo os 150 colaboradores da Solancis e cerca de 120 convidados, dos quais as 52 entidades do consórcio Sustainable Stone By Portugal.
Esta agenda mobilizadora, que conta com um investimento total de 53,8 milhões euros, pretende promover a transição digital e climática no setor da pedra natural, com os objetivos de reduzir “em 30% a emissão de gases com efeito de estufa; garantir a resiliência económica do setor, com uma perspetiva de crescimento nas exportações de 10% e a criação de 1.000 novos postos de trabalhos diretos e indiretos”, informou a empresa.
Acompanhado pela Ministra da Presidência, pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro e pelo Secretário de Estado da Economia, António Costa sublinhou a importância do país continuar focado na execução do PRR para transformar e tornar mais sustentável a economia nacional.
O Primeiro-ministro lançou o desafio às empresas de “pedalarem para que o país chegue ao final do programa, em 2026, mais bem preparado” para enfrentar crises e para ter mais e melhor emprego, maior rentabilidade para as empresas e uma economia mais sustentável”.
No aproveitamento dos fundos da “bazuca” europeia, o Primeiro-ministro destacou como exemplo o concelho de Alcobaça, que conta com “um total de 578 projetos aprovados no âmbito do PRR”, com um investimento total de 45 milhões de euros, dos quais 39 milhões de euros para empresas. Exemplo que António Costa quer ver replicado noutros territórios, numa altura em que Portugal tem 70% das verbas do PRR aprovadas e adjudicadas.
Além da Solancis, integra esta agenda mobilizadora a Julipedra, empresa do mesmo setor, também com sede na Benedita, e a Sevways, empresa da comunidade Óbidos Parque. Esta última está entre as 10 tecnológicas que, em colaboração com o Politécnico de Santarém, INOV INESC Inovação vão desenvolver soluções com vista à digitalização preditiva de matérias-primas, o desenvolvimento de um sistema de monitorização universal para a pedra, ou a cocriação da Fábrica Digital do Futuro. ■

- publicidade -