Região garantiu mais de 60 milhões de euros com 2600 projetos aprovados no PRR

0
648
- publicidade -

Caldas da Rainha é o concelho com maior investimento garantido, mas é em Alcobaça que há mais projetos

Os mais de 16 mil milhões de euros da “bazuca” europeia do Plano de Recuperação e Resiliência já foram adjudicados e os sete concelhos do Oeste Norte garantiram um total superior aos 60 milhões de euros de financiamento, que vão ajudar a custear mais de 2500 projetos públicos e privados, excluindo os projetos das agendas mobilizadoras.
Destes 60,9 milhões de euros de financiamento do PRR, 16,7 milhões estão direcionados aos quatro maiores projetos aprovados na região.
Os dois maiores garantiram financiamentos de 4,4 milhões, cada. À construção do Pólo de Peniche do Hub Azul, que já tínhamos dado conta na última atualização dos projetos do PRR na região, no passado mês de março, junta-se agora a modernização das oferta formativa e das instalações do Cencal das Caldas da Rainha.
Ainda em Peniche, o terceiro projeto com maior financiamento na região é a criação do +Atlantic Associação para o Laboratório Colaborativo do Atlântico, que visa desenvolver estudos sobre os oceanos, que garantiu 4,2 milhões de euros da “bazuca” europeia.
De destacar, ainda, a renovação do Pólo de Inovação de Alcobaça, um projeto do Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária, num investimento de 3,7 milhões de euros.
Há, ainda, a destacar nas Caldas da Rainha um investimento combinado para a criação de Centros Tecnológicos Especializados de Indústria e de Informática no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, que ascende aos 2,7 milhões de euros. Os dois CTEs vão permitir à escola desenvolver projetos no âmbito da mobilidade elétrica, em particular no setor automóvel.
Além dos projetos de investimento de maior dimensão, promovidos principalmente por municípios e empresas de maior dimensão, o programa é também composto por projetos específicos. Nesses, destaca-se o financiamento de 920 mil de investimento para aquisição de 36 viaturas elétricas para empresas e associações de solidariedade social. Cerca de 2,9 milhões de euros em 375 projetos de apoio à criação de emprego estável, 2,6 milhões de euros para 1507 projetos de eficiência energética em edifícios residenciais e 558 projetos no âmbito do Acelerador Qualifica, um programa de requalificação de habilitações de adultos, com 309 mil euros de investimento.
É de referenciar, ainda, que além destes projetos, à região vão chegar outras verbas provenientes das agendas mobilizadoras – consórcios entre empresas, entidades públicas e instituições de ensino para dinamizar determinados setores económicos. ■

- publicidade -