Sabonetes de glicerina da Sagilda protegem contra bactérias e fungos

0
2048
Os sabonetes de glicerina produzidos pela Sagilda combatem as bactérias e os fungos | D.R.

A gama de sabonetes de glicerina produzidos pela empresa caldense Sagilda e comercializados com o selo da marca Foz (da Foz Cosméticos Lda.) foram testados pelo Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia de Lisboa e o resultado concluiu que apresentam eficácia bactericida e fungicida. Isto significa que quando uma pessoa lava as mãos com estes sabonetes fica protegido contra bactérias e fungos.

As análises indicam que os sabonetes são eficazes contra várias bactérias. Entre elas a Escherichia coli (que costuma hospedar-se nos intestinos e é responsável por intoxicações alimentares) e a Pseudomonas aeruginosa, que é uma bactéria oportunista que normalmente não causa doenças em pessoas saudáveis, mas se aproveita de um sistema imunitário fragilizado, provocando, por exemplo, infecções hospitalares. Os sabonetes também têm eficácia contra os fungos Candida albicans e Aspergillus niger.
Luís Pinto, director da Sagilda e da Foz Cosméticos, assegurou que os seus sabonetes de glicerina “são os únicos no mercado em Portugal com esta eficácia” e que as linhas de marca branca das grandes superfícies – “as chamadas imitações” – não têm as mesmas propriedades. Luís Pinto realizou os mesmos testes com esses sabonetes e verificou que não são eficazes contra as mesmas bactérias e fungos.
A fábrica Sagilda celebra este ano 61 anos de existência e há 20 que produz sabonetes de glicerina, que se encontram à venda nos hiper e supermercados e garantem uma hidratação mais profunda da pele.

PRODUTO QUE COMBATE VÍRUS

Após 10 anos de investigação, Luís Pinto, que também é engenheiro químico, disse à Gazeta das Caldas que desenvolveu um produto virucida (que mata os vírus) e que este já foi testado em laboratório contra os vírus Adenovirus e Poliovirus. O empresário afirmou que este produto não é um sabonete, mas que pode ser aplicado por injecção, por via oral ou administrado directamente na pele.
“Tenho a fórmula mas preciso do investimento de empresas farmacêuticas que queiram comercializá-lo”, frisou, acrescentando que este produto pode combater vírus como o Zika ou o virus responsável pela febre amarela.

Os sabonetes de glicerina produzidos pela Sagilda combatem as bactérias e os fungos | D.R.
Os sabonetes de glicerina produzidos pela Sagilda combatem as bactérias e os fungos | D.R.