Segunda função apresenta novas ideias para a cutelaria

0
409
A iniciativa promovida pela AIRO permitiu um contacto direto entre estudantes e industriais do setor
- publicidade -

Alunos da ESAD apresentaram 30 ideias inovadoras para o cluster

Os alunos do 2º ano do curso de Design Industrial da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD) apresentaram, no passado dia 4 de março, 30 protótipos de facas que resultaram da iniciativa “Segunda função”, desenvolvida em conjunto com a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste e o cluster da cutelaria de Santa Catarina e Benedita.
Como o nome indica, o projeto visou incentivar os alunos a criarem produtos que juntassem uma segunda função a uma faca, criando um objeto multifuncional. Os protótipos, foram inteiramente desenvolvidos pelos alunos, depois de uma visita às empresas Nicul, Curel, Jero e Lombo do Ferreiro, e resultaram em objetos em quatro linhas principais, nomeadamente facas enquanto ferramentas de apoio ao processo criativo, canivetes, facas de cozinha, e facas aplicadas ao processo de servir. Os trabalhos apresentados foram impressos em 3D.
Este momento de apresentação serviu para um novo contacto com os industriais que acompanharam o início do processo. “Este é um momento intermédio, em que se faz uma partilha com as empresas e que poderão dar feedback aos alunos se as ideias têm potencial”, explicou Renato Bispo, professor que coordenou o projeto.
Maria José Radamanto, representante da Nicul e dirigente da AIRO, ficou satisfeita com os resultados da iniciativa. “Estão aqui ideias inovadoras que podem ir para ambiente industrial para serem melhoradas”, afirmou, elogiando esta ligação que se criou entre o cluster e a ESAD.
Designer da Jero, formada precisamente neste curso da ESAD, Adriana Neto entende melhor do que ninguém a importância deste tipo de iniciativa. “Os alunos precisam de impulsionar as ideias e a criatividade e as empresas precisam de pensar fora da caixa”, afirma, acrescentando que também viu potencial nalguns trabalhos, que podem resultar, no futuro, numa relação com os alunos.

- publicidade -