Sorvetes de aguardente da Lourinhã já foram lançados

0
106
Produto inovador foi apresentado | DR

Já é possível refrescar-se enquanto saboreia o gosto da aguardente da Lourinhã. É que no âmbito da 9ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, foi este ano lançada uma novidade: os sorvetes de aguardente.
Tratam-se de gelados sem leite na sua composição e são a mais recente aposta da empresa Wine on Ice, que, em parceria com o chef António Vieira, desenvolveram o produto a convite da autarquia e da adega cooperativa local, que se destina exclusivamente à produção deste precioso néctar que concorre com os franceses Cognac e Armagnac (o que já lhe valeu a alcunha de Lourinhac).
Para já foram lançadas três versões dos sorvetes: a de aguardente XO da cooperativa, uma que mistura essa aguardente com café e uma outra com aguardente e laranja cristalizada.
A Wine on Ice é uma empresa criada por três jovens empreendedores do norte do país e dedica-se à produção de sorvetes alcoólicos à base de vinho e gin.
Além desta novidade, a aguardente já é utilizada em bombons, pastéis e maccarrons e é utilizada para embebedar pêras rochas, num artigo que une dois produtos endógenos. Além disso, a aguardente é também um segredo que pode ser adicionado em várias receitas culinárias.
A quinzena gastronómica, que conta com 17 restaurantes aderentes, termina a 22 de novembro.