Steudtner visitou fábrica da Schaeffler

0
155
O surfista alemão confraternizou com cerca de 300 colaboradores da fábrica caldense

Recordista mundial de surf em ondas gigantes e empresa firmaram parceria

O surfista de ondas gigantes Sebastian Steudtner esteve na passada sexta-feira de visita à fábrica da Schaeffler nas Caldas da Rainha, a propósito da parceria tecnológica que liga a empresa e o surfista, com o objetivo melhorar as prestações na água. Steudtner, que é embaixador da marca, realizou uma sessão com cerca de 300 colaboradores da Schaeffler, com quem conversou e distribuiu autógrafos, e deixou uma prancha de surf autografada, que ficará em exibição na entrada da fábrica caldense.
À Gazeta das Caldas, o surfista alemão que detém o recorde do mundo da maior onda surfada, estabelecido na Nazaré, disse que esta é uma parceria muito significativa. “Tenho grandes sonhos e uma parte deles é surfar mais depressa nas ondas grandes. Ter a Schaeffler a ajudar-me a tornar a minha prancha mais rápida é uma grande contribuição para realizar esse sonho, por isso a parceria tem um grande significado para mim”.
Essa ajuda da Schaeffler surge no campo dos revestimentos, campo no qual é líder no desenvolvimento tecnológico. “Estamos a ajudar o Sebastian especialmente a reduzir a fricção, através dos nossos revestimentos de superfícies, para que ele consiga atingir as velocidades que necessita para sair do tubo”, explica Jochen Spielberg, diretor da fábrica da Schaeffler nas Caldas da Rainha, sublinhando que a parceria é igualmente importante para a empresa e um símbolo do que esta pode fazer do ponto de vista tecnológico.
As tecnologias de revestimento utilizadas já fazem parte do portfolio da Schaeffler, “mas a aplicação é completamente diferente”, aponta Jochen Spielberg, acrescentando que o objetivo passa também por desenvolver mais aplicações para esta gama de produtos, “mas também desenvolvê-la ao nível da sustentabilidade”.
Sebastian Steudtner vê o trabalho de desenvolvimento realizado nesta parceria como um fim em si mesmo. “Não persigo um novo recorde do mundo, nem o título mundial. A minha expectativa é o desenvolvimento e o aumento da velocidade, descobrir o que posso fazer, saber quais são os meus limites”, refere.
Este é um trabalho que já foi iniciado, justamente na quinta-feira, 30 de março, quando realizou os primeiros ensaios na Nazaré, num trabalho que decorrerá até outubro, quando começa a temporada das ondas gigantes. “O grande desafio em ver resultados na prancha é como se mede”, refere Sebastian Steudtner, “porque as ondas e a superfície da água são sempre diferentes, assim como a forma como a prancha toca a água. Há muitas circunstâncias que mudam e o principal fator para saber se as coisas estão a funcionar ou não é a minha sensibilidade”, acrescenta.
No teste inicial Steudtner já utilizou diferentes tipos de revestimento da Schaeffler e identificou os que potenciam melhores resultados. “A direção já é clara, agora os próximos testes já serão mais clínicos, para testar mais aprofundadamente o revestimento que senti que é o melhor”, acrescentou.
Jochen Spielberg regista “a paixão com que Sebastian fala, e é exatamente o que procuramos também. Cada produto que fazemos tem muita paixão no processo e, quando assim é, conseguem-se grandes coisas”.
Na atividade da fábrica das Caldas da Rainha, o cenário de guerra na Ucrânia e as crises das matérias-primas e da energia “tornam as coisas um pouco voláteis, mas mantendo a equipa unida e a lutar pelas coisas certas está a fazer a empresa estabilizar, é uma boa empresa”, sublinha Jochen Spielberg.
O diretor realça que a sustentabilidade é um grande desígnio e a empresa investiu já na instalação de painéis fotovoltaicos, mas também no desenvolvimento dos produtos a pensar nesta questão em particular. “Estamos a apontar mais produtos de baixa fricção e a investir mais em linhas de produção para dar essa resposta aos nossos clientes”, concluiu. ■