Investimento superior a 25 milhões de euros prevê criação de 50 postos de trabalho. Além do turismo, pretende desenvolver atletas nacionais
A Surfers Cove apresentou oficialmente, no passado dia 1 de outubro, o Surf Village de Óbidos, um projeto pioneiro que promete revolucionar a experiência do surf em Portugal, com um investimento superior a 25 milhões de euros que inclui capital provado e fundos comunitários. O empreendimento, que já tem as obras iniciadas em Óbidos, será o primeiro parque de surf da União Europeia a utilizar a tecnologia de última geração da Wavegarden, capaz e gerar 1000 ondas de 25 tipos diferentes por hora e promete dar um novo impulso ao turismo de surf na região.
Localizado numa área de cinco hectares perto do Evolutée Hotel, o projeto deverá criar cerca de 50 postos de trabalho diretos e atingir uma faturação anual estimada em 10 milhões de euros. “O Surf Village pretende ser um marco para o turismo e para o surf em Portugal, criando um destino que combina tecnologia, natureza e hospitalidade”, afirmou Manuel Maria Vasconcelos, cofundador e CEO da Surfers Cove.
Francisco Guedes, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, salientou o importante papel do turismo na economia nacional. “O turismo tem vindo a ser, nestes últimos anos, o grande motor da nossa economia”, destacou, acrescentando que projetos como este contribuem para descentralizar o turismo e criar novas atrações.
O presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, mostrou-se orgulhoso por acolher este projeto no concelho. “Para nós é um orgulho e uma honra estarmos aqui a celebrar um projeto de uma enorme importância para o país, para a região, mas, em particular, para o concelho de Óbidos”, disse. O autarca referiu ainda que o município fez questão de dar “celeridade nos processos” e apoiar este investimento que se alinha com os valores de “inovação, criatividade e sustentabilidade”.
Entre os investidores conta-se o surfista internacional Kanoa Igarashi, atualmente no 7.º lugar do ranking mundial da World Surf League e vice-campeão Olímpico. “Como surfista, cheguei a uma altura que queria fazer uma coisa decisiva pelo desporto e Portugal é onde me sinto mais em casa do que em qualquer cidade do mundo”, explicou o atleta japonês-americano.
O medalhado olímpico revelou as vantagens das piscinas de ondas. “Quando fui à Wavegarden no mês passado, surfei mais de 100 ondas num dia. No mar é difícil conseguir, preciso de uma semana para apanhar 100 ondas”, destacou, identificando grandes vantagens em termos de treino e na sua evolução como atleta. Igarashi explicou como esta tecnologia acelera o desenvolvimento. “Só preciso passar um dia ou dois [na piscina] e sinto que consigo melhorar coisas do meu surf literalmente em duas horas”, disse, exemplificando com a manobra de backflip, que já tentou duas vezes aplicar em competição. “Sinto muito mais confiança dentro da água graças aos treinos na piscina”, completou.
Gonçalo Alves, da Federação Portuguesa de Surf, sublinhou as vantagens para o desenvolvimento dos atletas. “A grande vantagem é o planeamento. Conseguimos acompanhar os atletas desde os mais novos aos mais avançados, adaptando o tipo de onda ao nível de surf”. O dirigente referiu que esta tecnologia permitirá “um nível muito superior” na preparação dos surfistas nacionais.
Marcelo Martins, responsável de operação de surf do Surfers Cove de Óbidos, explicou como o projeto democratiza o acesso ao surf. “Nem sempre encontramos no mar com as melhores condições. Aqui vamos encontrar um mar artificial com as condições que quisermos, adaptadas ao nível de cada praticante, com segurança garantida”, sustentou.
A tecnologia da Wavegarden permitirá gerar até 1.000 ondas por hora e mais de 25 tipos diferentes de ondas. Josema Odriozola, fundador da empresa, destacou que o projeto de Óbidos terá “pela primeira vez, uma lagoa praticamente com 360 graus de praias e não de muros, proporcionando uma experiência mais agradável”.
O complexo incluirá um aldeamento turístico de quatro estrelas com 56 unidades de alojamento, restaurante, loja de surf, skate parks, courts de padel e beach ténis, ginásio e escola de surf, criando um destino de lazer completo.

































