Um mini-mercado holandês no Campo

0
5058
Gazeta das Caldas
O casal com os dois filhos, Wesley e Whitney Verveer, no interior do seu estabelecimento. As fardas têm, obviamente, as cores da Holanda.

Abriu este fim-de-semana o Mini-mercado Holanda no Campo Serra (Caldas). Trata-se da aposta familiar do casal Cindy Vollebregt e Vincent Verveer, que abriram uma loja na garagem da sua casa.
“Há uma grande comunidade de holandeses na Costa de Prata, em São Martinho, Salir do Porto, Óbidos, Salir de Matos e outros sítios, e todos têm saudades de algo da Holanda”, contou Vincent. “Foi assim que nasceu a ideia, até porque há um mini-mercado holandês no Algarve e muitos, incluindo nós, íamos daqui até lá para comprar algumas coisas”, completou Cindy Vollebregt, acrescentando que também os portugueses que ali vivem “ficaram contentes porque tinham de ir até ao Continente e agora podem vir a pé até aqui para fazer compras”.
A primeira aposta do casal, que no seu país nada tinha a ver com a distribuição alimentar (ele tinha uma empresa de aluguer de tendas para eventos e ela era assistente de dentista), foi tentar arrendar casas, “mas já havia muita oferta para os holandeses na região”.
Há um ano em Portugal, o casal já fala um pouco de português e está a aprender mais em aulas e no contacto com os clientes. “É difícil e queremos aprender muito rápido”, contou Cindy. Quem tem dado uma ajuda são os filhos, que, com o que já aprenderam na escola, fazem as traduções para os mais velhos.

Neste mini-mercado há uma mescla de produtos típicos holandeses, como os drops, os muisjes, as diferentes manteigas de amendoim, os fritos e as pintas de chocolate, mas também se vendem produtos portugueses. “Estamos a começar a perceber o que os clientes querem e gostam, porque também não conhecemos muito bem a comida portuguesa”, explicou Cindy. Nesse sentido, têm um livro de ideias em cima do balcão onde cada um pode sugerir produtos para serem vendidos naquele espaço.
A antiga garagem foi toda pintada, levou um chão novo e a porta foi reduzida, além de ter sido criado um armazém. Ao fundo, na parede, está pintada uma grande bandeira da Holanda.
Ainda que seja uma casa holandesa, ao fundo lê-se “Aqui não se vende fiado” num cartaz. “Foi uma vizinha que nos disse para colocar esta frase aqui porque senão nunca mais víamos o dinheiro”, contaram.
O casal não quis divulgar o valor investido na abertura deste espaço, que criou um posto de trabalho, mas esclareceu que não recorreu a financiamento bancário.
O mini-mercado holandês localiza-se na rua Henrique Gomes de Oliveira, nº 55 e está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (horário de Inverno).